HPV: quais os principais sintomas e como tratar?

Tempo de leitura: 3 minutos

O HPV é uma doença sexualmente transmissível, causada pelo vírus do papiloma humano.  Embora existam mais de 100 tipos, alguns são de alto risco, pois podem causar câncer de colo do útero, pênis, ânus ou boca. Assim, se você é sexualmente ativo pode trazer riscos à sua saúde e ao seu futuro. Por isso, é importante conhecer os sintomas e como funciona o tratamento, além de consultar regularmente um proctologista, urologista ou ginecologista em Madureira.

Quais os principais sintomas de HPV?

O HPV não costuma apresentar sintomas. Contudo, alguns pacientes podem apresentar sintomas como o aparecimento de verrugas no trato genital ou na região perianal. Essas verrugas são benignas e desconfortáveis.

Por outro lado, infelizmente a maioria das pessoas que tem um tipo de alto risco não apresenta sinais da infecção até que ela já tenha causado sérios problemas de saúde. Se uma infecção por HPV de alto risco durar muitos anos e causar alterações nas células, você pode ter sintomas, dependendo da parte do corpo afetada.

Como é feito o diagnóstico?

Se você detectar a presença de verrugas em seus genitais, é importante que você vá a um urologista ou ginecologista em Madureira para um check-up completo para diagnosticar se é HPV. Em geral, o seu médico pode diagnosticar verrugas apenas olhando para elas, porém em alguns casos ele irá solicitar exames adicionais para confirmação.

Para as mulheres, exames ginecológicos regulares e Papanicolau são essenciais, pois o câncer do colo do útero pode ser prevenido pela detecção de alterações nas células dessa área. O  exame de Papanicolau é usado para detectar essas células anormais no colo do útero, ajudando o especialista a identificar uma aparência prematura.

E qual o tratamento para infecção por HPV?

Uma infecção por HPV em si não pode ser tratada. Especialmente no caso dos tipos de baixo risco, na maioria das vezes o próprio organismo é responsável por combater o vírus sem grandes consequências para a sua saúde.

No entanto, existem tratamentos para as alterações celulares causadas pela infecção pelo HPV de alto risco. Eles incluem medicamentos que são aplicados na área afetada e vários procedimentos cirúrgicos.

Em geral, as pessoas com câncer relacionado ao HPV recebem os mesmos tipos de tratamento que aquelas com câncer não causado pelo vírus. Uma exceção a isso são as pessoas com certos tipos de câncer de boca e garganta, que podem ter diferentes opções de tratamento.

As infecções por HPV podem ser prevenidas?

A vacina quadrivalente pode proteger contra vários tipos de HPV, incluindo alguns que podem causar câncer. Ela fornece mais proteção quando administradas antes de você ser exposto ao vírus, ou seja, antes de se tornar sexualmente ativo. 

Além disso, o uso correto de preservativos reduz muito, mas não elimina completamente, o risco de contrair ou espalhar o HPV. 

Agende as suas consultas e exames na Rio Norte Saúde!

Como muitos casos de infecção por HPV não causam sintomas nos pacientes, é importante agendar consultas regularmente com seu urologista ou ginecologista em Madureira, a fim de fazer um check-up de saúde. Dessa forma, é possível detectar precocemente quaisquer alterações e iniciar o tratamento adequado o quanto antes.