5 Dicas para se prevenir de DSTS (ISTs)

Tempo de leitura: 4 minutos

Infelizmente, ninguém está imune às doenças sexualmente transmissíveis. Afinal, a verdade é que, se você é sexualmente ativo, sempre terá algum risco. No entanto, é sempre importante lembrar que existem várias maneiras de reduzir a chance de contrair uma infecção indesejada. Pensando nisso, no artigo de hoje da Rio Norte Saúde, trouxemos algumas dicas para prevenir DSTs.

Prevenir DSTs: confira essas 5 dicas

Certamente você já ouviu falar de infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia, clamídia, herpes, HIV e outras. Elas são transmitidas através do contato sexual e são bastante comuns, isso significa que muitas pessoas terão uma em algum momento de sua vida. 

Jovens entre 15 e 24 anos são mais propensos a contrair uma DST do que qualquer outro grupo. Algumas dessas doenças podem ser curadas com antibióticos e não são perigosas se tratadas imediatamente. Mas outras podem causar sérios problemas de saúde, especialmente sem tratamento.

Por esse motivo, é muito importante falarmos sobre como prevenir DSTs. Sendo assim, a seguir estão 5 dicas de prevenção:

Use camisinha toda vez que fizer sexo

Além de simplesmente não fazer sexo, uma das formas mais eficazes de prevenir doenças sexualmente transmissíveis é o uso adequado de preservativos. Essa é a maneira ideal de prevenir a infecção. Lembre-se de usar não só no sexo vaginal e anal, mas durante o sexo oral também.

Contudo, é melhor evitar lubrificantes à base de óleo, como vaselina. Além disso, é importante saber que o preservativo não previne a transmissão de todas as DSTs. Você ainda pode contrair várias infecções apenas através do contato pele a pele. Isso inclui herpes, sífilis e HPV. 

Converse sobre saúde sexual com seu parceiro

Você pode querer considerar ter uma discussão com seu parceiro sobre sexo seguro e o risco de DSTs. Isso dá ao seu parceiro a chance de informá-lo se há algo que ele gostaria de dizer sobre o estado de sua saúde sexual. Vocês podem até decidir fazer os exames juntos para iniciar seu relacionamento com segurança.

Limite o seu número de parceiros sexuais

Ter relações sexuais desprotegidas com alguém cujo histórico sexual você não conhece é um risco. Fazer sexo apenas com pessoas em quem você confia ou conhece bem pode diminuir sua chance de contrair uma DST, embora isso nem sempre seja o caso. 

De qualquer forma, ter comportamentos sexuais saudáveis ​​é outra forma de minimizar o risco de contrair essas doenças. Portanto, a recomendação geral é ter um relacionamento mutuamente monogâmico de longo prazo. Quanto mais parceiros sexuais houver, maior o risco.

Porém, deve-se ter em mente que o seu parceiro pode não perceber que tem uma infecção devido à falta de sintomas. Algumas pessoas podem levar anos para serem testadas e tratadas, por isso exames regulares são muito importantes.

Evite práticas arriscadas

Não tenha relações sexuais se houver feridas visíveis na boca ou na área genital, e abstenha-se de ter relações sob a influência de álcool ou drogas. Além disso, evite compartilhar itens pessoais, como roupas íntimas, brinquedos sexuais, toalhas, etc.

Faça exames regularmente

Exames regulares de DST são uma medida que poucos levam em conta. Embora pareça irrelevante quando o estado de saúde é normal, na verdade é muito importante solicitá-los de tempos em tempos. Isso ocorre porque muitas DSTs não se manifestam com sintomas avassaladores e podem ser ignoradas até que se tornem graves.

Portanto, consultar um urologista ou ginecologista em Madureira regularmente, bem como realizar os exames, é importante para proteger sua saúde e a saúde de seus entes queridos. 

Agende as suas consultas e exames na Rio Norte Saúde!

As DSTs geralmente não apresentam sintomas e podem prejudicar silenciosamente sua saúde a longo prazo. É importante compreender os riscos associados às doenças sexualmente transmissíveis e como minimizá-los para desfrutar de uma vida sexual saudável. 

Lembre-se que essas doenças são comuns e, se você está fazendo sexo, nenhum método de barreira é 100% eficaz. No entanto, praticar sexo seguro reduzirá o risco de infecção. Mesmo assim, todos devem ser testados regularmente para se manterem saudáveis.

Se você está preocupado com sua saúde sexual e quer prevenir DSTs, entre em contato agora mesmo e agende as suas consultas e exames na Rio Norte Saúde!