Principais dúvidas sobre o ultrassom pélvico

Tempo de leitura: 3 minutos

A ultrassonografia pélvica é um dos exames ultrassonográficos mais comuns, usado regularmente para identificar qualquer patologia relacionada ao sistema reprodutor feminino. Não à toa, é um dos principais exames solicitados pelo ginecologista em Madureira, pois ajudam a avaliar e garantir que seus órgãos reprodutivos estejam saudáveis. Mesmo assim, é comum que existam muitas dúvidas sobre o ultrassom pélvico.

Pensando nisso, no artigo de hoje da Rio Norte Saúde, trouxemos as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse exame. Portanto, continue a leitura!

Dúvidas sobre o ultrassom pélvico

A seguir, respondemos as principais dúvidas sobre o ultrassom pélvico:

O que é ultrassom pélvico?

O ultrassom pélvico em Madureira é um exame diagnóstico não invasivo que produz imagens que são usadas para avaliar órgãos e estruturas dentro da pelve. Ou seja, permite a visualização rápida dos órgãos e estruturas pélvicas femininas, incluindo o útero, colo do útero, vagina, trompas de falópio e ovários.

Ultrassom pélvico: para que serve?

Essa é outra dúvida bastante comum. Bom, o ultrassom pélvico pode ser usado para diagnosticar e auxiliar no tratamento de diversas condições. Por exemplo, com ele, é possível avaliar anormalidades na estrutura anatômica do útero, incluindo condições endometriais. 

Crescimentos benignos, massas, cistos e outros tipos de tumores dentro da pelve também podem ser verificados com esse exame. Além disso, ele é usado para que o médico possa ver a presença e posição de um dispositivo anticoncepcional intrauterino (DIU) e monitorar o tamanho do folículo ovariano para avaliação da infertilidade.

O sangramento pós-menopausa e a doença inflamatória pélvica e outros tipos de inflamação ou infecção, ainda, são condições que podem ser avaliadas com um ultrassom pélvico em Madureira.

No caso de pacientes grávidas, esse exame pode ser utilizado para acompanhar o desenvolvimento fetal e descobrir ou confirmar se uma gravidez é ectópica. Isto é, se ocorre fora do útero.

Ultrassom pélvico precisa de jejum?

De maneira geral, não é necessário jejum para o ultrassom pélvico em Madureira se o paciente for realizar apenas esse exame. Caso tenha agendado outros exames para o mesmo dia, é necessário seguir as recomendações fornecidas para a realização deles.

Como é o preparo para ultrassom pélvico?

Se você estiver fazendo um ultrassom transabdominal, sua bexiga precisará estar cheia. Beba bastante água pelo menos 1 hora antes do exame. Isso é primordial para fazer com que seus órgãos apareçam mais claramente nas imagens. Você pode usar o banheiro após o procedimento.

Por outro lado, a ultrassonografia transvaginal é feita com a bexiga vazia. Por isso, você deve usar o banheiro antes do exame.

Além disso, use roupas confortáveis ​​e folgadas, de preferência de duas peças. 

Qual a diferença entre o ultrassom pélvico transvaginal e o transabdominal?

No caso do ultrassom pélvico transvaginal, o transdutor é coberto com o gel condutor e um preservativo, para então ser inserido na vagina. Já o exame transabdominal é realizado através do abdômen, com o gel e o transdutor sendo colocados em contato com a pele da região.

As mulheres podem fazer ultrassom pélvico menstruada?

Sim, a menstruação não interfere na realização ou no resultado do exame.

Agende seu ultrassom pélvico em Madureira!

Na Rio Norte Saúde você agenda as suas consultas e exames em um só local. Entre em contato conosco agora mesmo e faça o seu ultrassom pélvico em Madureira!