O que um cisto no ovário pode causar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os ovários são uma parte muito importante do sistema reprodutor feminino. Existem dois deles e estão localizados na parte inferior do abdômen da mulher, um de cada lado do útero e conectados a ele através das trompas de falópio. Eles produzem óvulos, bem como hormônios chamados estrogênio e progesterona. Às vezes, durante a ovulação, podem se formar sacos cheios de líquido. Com isso, é muito comum que as mulheres tenham dúvidas sobre o que um cisto no ovário pode causar.

O que é cisto no ovário?

Os óvulos, que são produzidos e maturados nos ovários, são liberados em ciclos mensais durante os anos férteis. Contudo, como resultado do ciclo menstrual, muitas mulheres têm cistos no ovário em algum momento. Na maioria dos casos, não são prejudiciais e não causam problemas de saúde. Ou seja, a paciente sente pouco ou nenhum desconforto. Além disso, o cisto desaparece sem tratamento dentro de alguns meses.

No entanto, em outros casos, especialmente aqueles que se romperam, podem causar sintomas graves. Para proteger sua saúde, consultar um ginecologista em Madureira e fazer exames pélvicos regulares é fundamental. De igual forma, também é importante estar atento aos sintomas que podem indicar um problema potencialmente sério:

  • Dor abdominal ou pélvica após o início ou fim do período menstrual;
  • Dor durante a defecação;
  • Dor pélvica durante a relação sexual;
  • Dor constante nas costas ou flancos;
  • Menstruação irregular;
  • Febre ou vômito;
  • Sensação de peso no abdômen;
  • Distensão ou inchaço abdominal.

E o que um cisto no ovário pode causar?

Se você foi diagnosticada com um cisto no ovário, antes de tudo, não se assuste, isso é muito comum e não precisa ser perigoso. Inclusive, é um dos diagnósticos mais frequentes feitos em uma consulta ginecológica, mas você deve saber que a maioria é benigna e não deve causar preocupação. Até porque não significa necessariamente que você tem uma doença.

Muito provavelmente, trata-se de um pequeno nódulo formado por líquido e que aparece, geralmente, pela ação dos hormônios. De fato, esses tipos de cistos são mais frequentes durante a puberdade e a menopausa, onde há maior flutuação hormonal. 

É algo que geralmente não dá sintomas e é encontrado “por acaso” em exames de rotina. Mas, obviamente, é algo que é necessário acompanhar sua evolução e se tiver alguma suspeita, seu ginecologista em Madureira poderá solicitar alguns exames para confirmar o diagnóstico.

No entanto, como os cistos no ovário geralmente são assintomáticos, se você apresentar qualquer sintoma como os mencionados anteriormente, é possível que isso indique:

  • Crescimento do cisto no ovário. Quando se tem um cisto, é importante que haja acompanhamento médico com um ginecologista em Madureira para avaliar se ele está crescendo, porque pode levar a outros problemas;
  • Ruptura do cisto no ovário. Quanto maior o cisto, maior o risco de ruptura. E isso pode causar dor intensa e sangramento interno;
  • Torção do cisto no ovário. Quando o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer dele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção.

Agende sua consulta com um ginecologista em Madureira!

Agora que você já sabe o que é e o que um cisto no ovário pode causar, é hora de manter os cuidados com a sua saúde em dia e realizar um check-up ginecológico. Portanto, agende agora mesmo a sua consulta com um ginecologista em Madureira!