Dicas importantes de cuidados da saúde da mulher

Tempo de leitura: 4 minutos

Colocar a sua saúde em primeiro lugar deve ser uma prioridade. No entanto, muitas mulheres estão tão ocupadas com a criação dos filhos e com as suas carreiras que muitas vezes colocam o seu bem-estar em segundo plano. Consequentemente, os cuidados da saúde da mulher acabam sendo negligenciados.

Mas isso não precisa ser assim! As mulheres também estão sujeitas a diversas doenças perigosas, incluindo câncer e derrame. Por isso, consultar um ginecologista em Madureira para cuidar da saúde feminina é muito importante. 

Isso porque, assim, é possível prevenir doenças, diagnosticá-las precocemente e iniciar o tratamento adequado o quanto antes. Dessa forma, fazendo com que a mulher se sinta bem em todas as idades.

Cuidados da saúde da mulher: confira essas dicas!

Existem muitas maneiras diferentes de manter sua mente e corpo fortes e saudáveis. Aqui estão algumas dicas para que você possa manter em dia os seus cuidados da saúde da mulher:

Faça uma dieta saudável

Pode ser difícil comer frutas e vegetais suficientes e preparar refeições nutritivas para você e sua família todos os dias. Mas quando você não tem o hábito de seguir uma dieta mais saudável, é mais provável que desenvolva doenças e condições graves, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e depressão.

Coma grãos inteiros e alimentos ricos em fibras e escolha cortes mais magros de carne, peixe e aves. Evite alimentos processados e inclua produtos lácteos com baixo teor de gordura em sua dieta.

Uma alimentação saudável ajudará você a manter um peso adequado para sua altura, o que é importante porque o excesso de peso pode causar várias doenças.

Fique ativa

Um dos principais cuidados da saúde da mulher que devem ser tomados é fazer da atividade física uma parte importante de sua vida. A quantidade certa de atividade física diminui a probabilidade de você ter doenças cardíacas, derrame, diabetes, câncer de mama, depressão e muitos outros problemas. 

Mas, mesmo que você tenha pouco tempo para se exercitar, se esse hábito for constante ao longo da vida, trará benefícios para a saúde do seu coração. Além disso, ainda ajudará a manter o controle do seu peso e níveis de estresse. 

Manter-se ativa e praticar exercícios físicos regularmente também vai melhorar o seu sono, a sua qualidade de vida e a sua autoestima, sendo importante para a sua saúde física e mental.

Proteja sua pele do sol

A exposição excessiva aos raios nocivos do sol pode causar câncer de pele. Para se proteger quando você precisar estar ao ar livre, use um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior.

Mesmo se você usar protetor solar regularmente, você deve verificar regularmente se há sinais de câncer de pele. E, se notar qualquer alteração ou achar que tem feridas que não estão cicatrizando, consulte um dermatologista em Madureira.

Pare de fumar

O tabagismo tem sido associado a várias doenças e efeitos negativos à saúde. Parar de fumar, então, é um cuidado de saúde da mulher que reduzirá muito as chances de desenvolver doenças pulmonares, cardíacas e outras, como derrame, infertilidade e câncer de pulmão. 

Felizmente, quando você para de fumar ou se nunca fumou, diminui muito o risco de desenvolver essas doenças.

Consulte um ginecologista em Madureira e faça exames

Mesmo se você estiver se sentindo bem, o check-up ginecológico regular é fundamental. Isso inclui a realização de consulta com um ginecologista em Madureira e de exames pelo menos uma vez por ano.

Assim, você pode aumentar suas chances de detecção precoce de diversas doenças, como diabetes, câncer e doenças cardíacas. Consequentemente, fazendo com que tenha uma chance melhor de tratamento ou até mesmo cura. 

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde

Independentemente da idade, é fundamental cuidar da saúde. Com as dicas acima de cuidados da saúde da mulher, você deve estar em um bom caminho para melhorar a sua qualidade de vida nos próximos anos.

Além de ginecologista em Madureira, na Rio Norte Saúde você encontra outros diversos especialistas para manter a sua saúde em dia. Somos uma clínica médica completa, que se preocupa com o seu conforto e bem-estar, oferecendo consultas e exames em um só lugar.