Entenda como prevenir o câncer do colo do útero

Tempo de leitura: 3 minutos

Câncer cervical é o câncer do colo do útero, que é a parte inferior do útero que se conecta à vagina.. Embora ele seja um câncer comum nas mulheres, sendo na maioria das vezes causada pelo papilomavírus humano (HPV), é fundamental falar sobre a prevenção do câncer do colo do útero, além da importância do diagnóstico precoce e do tratamento, pois se não for detectado em seus estágios iniciais, a doença pode se tornar bastante séria. 

Felizmente, o check-up ginecológico solicitado anualmente pelo ginecologista em Madureira reduziu a prevalência da doença nos últimos anos.

Saiba mais sobre a prevenção do câncer do colo do útero

A forma mais comum de desenvolvimento desse tipo de câncer é a partir de alterações pré-cancerosas. Dito isso, existem basicamente duas maneiras de prevenção do câncer do colo do útero. São elas:

Diagnosticar e tratar uma lesão pré-cancerígena

Uma maneira comprovada de prevenção do câncer do colo do útero é a realização de exames regularmente, que são solicitados pelo ginecologista em Madureira e fazem parte do check-up ginecológico. É o caso, por exemplo, do Papanicolaou e do exame de detecção do papilomavírus humano (HPV), utilizados para detectar a presença de lesões pré-cancerígenas antes que elas se transformem em tumores malignos.

O Papanicolau é um procedimento usado para coletar células do colo do útero para que possam ser examinadas de perto no laboratório para encontrar alterações celulares e células anormais. 

Por outro lado, o exame de HPV procura o vírus que causa as alterações celulares, detectando infecções que são mais prováveis ​​de causar câncer do colo do útero.

Prevenir lesões pré-cancerígenas

A prevenção do câncer do colo do útero é muito importante, reduzindo os riscos da doença. Para isso, é possível evitar lesões pré-cancerígenas a partir de algumas ações, como:

Tomar vacina contra o HPV

Existem vacinas que podem proteger contra infecções causadas por subtipos de HPV relacionados ao câncer do colo do útero, bem como contra tipos que podem causar verrugas anais e genitais. Elas são usadas apenas para prevenir a infecção, não tratando quaisquer infecções existentes.

Por esse motivo, funciona mais eficazmente quando administrada antes que uma pessoa seja exposta ao HPV, isto é, que ainda não é sexualmente ativa.

É válido ressaltar, porém, que nenhuma vacina oferece proteção completa contra todos os tipos de HPV causadores de câncer. É importante fazer o rastreamento para o câncer de colo de útero regularmente.

Usar preservativo

Se você é sexualmente ativo, a prevenção do câncer do colo do útero também pode ser feita praticando sexo seguro. Assim, reduza os riscos tomando medidas para prevenir infecções sexualmente transmissíveis, como usar camisinha toda vez que fizer sexo.

Independentemente se você toma anticoncepcional, é essencial ter em mente que ele não te protege contra doenças sexualmente transmissíveis que podem levar ao câncer do colo do útero.

Fazer sexo sem proteção pode expô-la ao HIV e a outras doenças que comprovadamente aumentam o risco de desenvolver esse tipo de câncer.

Não fumar

Se você não fuma, não comece e faça o possível para evitar o contato com o fumo passivo. Já se você fuma, parar de fumar é outra maneira importante de prevenção do câncer do colo do útero. 

Agende uma consulta com o ginecologista em Madureira!

Consultar regularmente o seu ginecologista em Madureira para que ele possa solicitar os exames, inclusive o Papanicolau e o de HPV é uma das formas de prevenção do câncer do colo do útero. Por isso, agende agora mesmo a sua consulta na Rio Norte Saúde, uma policlínica completa que oferece atendimento humanizado, com exames e consultas em um só local!

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra