Perguntas frequentes sobre o ultrassom obstétrico

Tempo de leitura: 4 minutos

A ultrassonografia obstétrica em Madureira é uma técnica que permite a visualização do embrião ou feto dentro do útero materno. Esse exame faz parte do pré-natal e é essencial para obter um diagnóstico, se necessário, durante a gravidez através de imagens do útero e ovários, bem como de um embrião ou feto. Mas, embora deva ser realizado em qualquer gestação, existem muitas perguntas frequentes sobre o ultrassom obstétrico

Pensando nisso, no artigo de hoje da Rio Norte Saúde você vai conferir a resposta para essas dúvidas tão comuns. Portanto, continue a leitura!

Confira as respostas para 4 perguntas frequentes sobre o ultrassom obstétrico

Se você vai ser mamãe, principalmente de primeira viagem, provavelmente quer saber a resposta para as perguntas frequentes sobre o ultrassom obstétrico. Afinal, esse é um dos exames mais conhecidos e esperados pelas gestantes por diversos motivos. Dessa forma, se mesmo depois de conversar com o seu obstetra em Madureira ainda lhe restarem dúvidas, veja a seguir o que você precisa saber sobre esse exame:

O que é e para que serve a ultrassonografia obstétrica em Madureira?

A ultrassonografia obstétrica em Madureira auxilia no acompanhamento do estado da gravidez e no desenvolvimento do bebê, além de visualizar o quadro geral da gestação. Trata-se de uma parte fundamental do pré-natal, sendo útil para:

  • Estabelecer a presença de um embrião/feto com vida;
  • Diagnosticar anomalias congênitas do feto;
  • Avaliar a posição do feto e da placenta;
  • Estimar o tempo de gestação; da gravidez
  • Determinar se a gravidez é múltipla;
  • Determinar se a quantidade de líquido amniótico ao redor do bebê é adequada;
  • Verificar a abertura ou encurtamento do colo do útero;
  • Avaliar o bem-estar e o crescimento fetal.

Como funciona?

Em uma ultrassonografia, uma sonda envia as ondas sonoras e recebe o eco das ondas. À medida que as ondas ricocheteiam em órgãos, fluidos e tecidos internos, essa sonda recebe qualquer mudança na intensidade ou direção do som. Em seguida, ela transforma isso em imagens que são transmitidas instantaneamente em um monitor.

Assim, um ultrassom obstétrico fornece imagens do útero e dos ovários, incluindo, se houver, um embrião ou feto. Durante o exame, dependendo do tempo de gestação, o movimento do embrião e as batidas do coração podem ser vistos.

Quais são as diferenças entre o ultrassom transvaginal e transabdominal?

Durante a gestação, o seu obstetra em Madureira pode solicitar uma ultrassonografia transvaginal ou transabdominal. Quando um ou outro deve ser feito dependerá de vários fatores:

Ultrassom transabdominal

Para a realização da ultrassonografia via abdominal, um gel é aplicado na pele do abdômen e da pelve. Em seguida, a sonda, chamada de transdutor, é pressionada sobre a área, permitindo que o aparelho transmita as ondas. 

Em geral, esse exame é solicitado a partir das primeiras 4 ou 5 semanas de gestação. Com ele, você pode ver a posição do feto e seus movimentos. Além disso, às vezes é possível também identificar o sexo do bebê.

Ultrassom transvaginal

Este ultrassom consiste em colocar a sonda dentro da vagina da paciente, obtendo imagens mais precisas da gravidez. Geralmente é usado nos estágios iniciais se você suspeitar de problemas no colo do útero ou nos ovários. Também pode ser usado para identificar uma gravidez intra uterina ou ectópica. 

Além disso, com o ultrassom transvaginal, é possível detectar anormalidades que podem ocorrer no útero ou na placenta.

Existe alguma limitação para o ultrassom obstétrico?

Essa também é uma das perguntas frequentes sobre o ultrassom obstétrico. Afinal, as futuras mães querem saber o que esperar durante todo o pré-natal. Bom, um ultrassom obstétrico não pode identificar todas as anormalidades em um feto. Consequentemente, quando houver suspeita, em alguns casos a gestante deverá fazer outros exames, incluindo a amniocentese, que consiste na avaliação do líquido amniótico.

Faça o seu acompanhamento pré-natal em Madureira!

Agora que você já sabe a resposta para as 4 principais perguntas frequentes sobre o ultrassom obstétrico, agende uma consulta com um obstetra em Madureira! Esse médico será o responsável por fazer o seu acompanhamento pré-natal e solicitar todos os exames necessários. E, para a maior segurança de todas as gestantes, a clínica Rio Norte Saúde segue todas as medidas preventivas no combate a COVID-19.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra