Conheça mais sobre a ultrassonografia obstétrica e seus benefícios

Tempo de leitura: 2 minutos

A gravidez é um momento especial para muitas mulheres e para que o bebê esteja com saúde, assim como a mãe, é essencial que o pré-natal seja realizado adequadamente, incluindo todos os exames de sangue e de imagem. Entre um dos exames mais conhecidos que precisam ser feitos nesse momento, é a ultrassonografia obstétrica em madureira. Mas você sabe tudo que precisa sobre esse exame?

Ultrassonografia obstétrica: por que é tão importante fazer esse exame?

Esse importante exame de imagem analisa aspectos como a posição que o bebê está, seu peso, qualidade da placenta e quantidade de líquido amniótico. Inclusive, esse é o famoso exame onde se é possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê e poder ver os movimentos do bebê. Sendo um exame de fácil realização, indolor e sem riscos para ninguém, ele traz ótimas informações e deve ser feito com a frequência que o médico indica. Conheça mais sobre esse exame:

Quando deve ser feito?

Esse exame é indicado para ser realizado desde as primeiras semanas de gestação, até seu final. Ele acompanha o crescimento do bebê, assim como se existem problemas em seu desenvolvimento, placenta, formação e também para determinar outras informações importantes.

Com esse exame é possível determinar uma previsão para o parto, assim como para avaliar se a mãe corre algum risco com a gravidez.

Sexo do bebê

Descobrir o sexo do bebê é uma das maiores preocupações dos pais, que esperam ansiosamente pela época em que é possível descobrir. Existem outros exames que detectam o sexo do bebê, mas o ultrassom ainda é o exame mais feito no mundo todo para descobrir a sexagem fetal.

Como esse exame é feito?

Esse exame que pode ser feito de forma simples, raramente requer preparação. Quando há preparação, é necessário tomar um ou três copos de água para que a bexiga fique cheia antes do exame, o que facilita a visualização do bebê. Recomenda-se que o paciente faça um exame com roupas leves e confortáveis. O teste é realizado usando um transdutor e um gel aplicado na área analisada. Este gel não é prejudicial à saúde de uma mulher ou do bebê.

O transdutor emite sons de alta frequência através de um gel disperso por toda a região, que são inaudíveis pelas pessoas. As ondas sonoras são captadas por um transdutor e enviadas para um computador que pode criar imagens de acordo com esses sons de dentro do corpo humano. A grande vantagem do ultra-som é que as imagens são gravadas em tempo real e você pode observar os movimentos do bebê.

Faça seu exame na Rio Norte Saúde

Localizada em Madureira, RJ, a clínica tem mais de 15 especialidades para cuidar da família toda, inclusive realiza exames como ultrassons para acompanhar a gestação. Saiba mais e marque seu exame agora mesmo.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra