O que é preciso saber sobre o uso do DIU?

Tempo de leitura: 2 minutos

Considerado uma das formas de contracepção mais seguras do mundo, o DIU é a abreviação de Dispositivo Intrauterino. Esse produto é um pequeno dispositivo em formato de T ou Y e é colocado de forma estratégica dentro do útero. Ele funciona eliminando hormônios ou outras substâncias para impedir a fecundação, agindo também como espermicida algumas vezes.

Saiba mais sobre o DIU

O DIU é ideal para mulheres que esquecem de tomar a pílula anticoncepcional com frequência, ou que não se habituaram com outras formas de contracepção. É ideal que a mulher converse com seu ginecologista em madureira sobre o uso desse produto e seu nível de eficácia. É importante saber que esse dispositivo tem tempo médio de vida útil de 5 anos e devem ser feitos exames de imagem com certa frequência para saber se sua localização está adequada. DIU fora do lugar não tem a mesma eficácia.

Quantos tipos de DIU existem?

Existem 3 tipos de DIU, sendo: de cobre, de prata e de liberação de hormônios (Mirena). Apesar de funcionarem de forma semelhante, eles possuem formatos diferentes e liberam substâncias diferentes no corpo da mulher.

O DIU de cobre libera pequenas quantidades desse material no útero, gerando um ambiente hostil para os espermatozóides, os matando ou tornando a fecundação impossível. Já o DIU de prata, muda apenas a composição, realizando a mesma coisa.

O DIU que mais se difere em relação aos outros é o Mirena, que libera quantidades adequadas de hormônios que tornam a mulher infértil.

Como o DIU é colocado?

É importante saber que o DIU só pode ser colocado por um ginecologista em madureira, um médico especialista na saúde da mulher. Ele, por sua vez, conhece o local ideal para inserir o produto sem machucar a mulher. A mulher fica em posição ginecológica e com uma pequena ferramenta o médico insere o DIU no útero.

É essencial saber que antes de estar apta para colocar esse dispositivo, o médico precisa fazer alguns exames para saber se a mulher está saudável e se possui algo que a impede de usar o produto.

Quando colocar o DIU?

O DIU pode ser colocado em qualquer época do ciclo menstrual da mulher, mas é essencial que a mulher tenha certeza de que não está grávida. Geralmente esse produto é inserido durante o ciclo menstrual, pois o útero está mais dilatado, facilitando a inserção.

Conte com os ginecologistas da Rio Norte Saúde

São mais de 15 especialidades de Ginecologista em Madureira, sendo que temos os melhores ginecologistas da região. Realizamos diversos exames e consultas, e fazemos aplicação de DIU. Nosso atendimento é humanizado e de qualidade. Prezamos pela atenção, o cuidado e o carinho com nossos pacientes. Confira agora mesmo e agende a sua consulta!

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra