O perigo do coronavírus para quem tem diabetes

Tempo de leitura: 2 minutos

A pandemia de COVID-19 que se iniciou no último trimestre de 2019 é uma preocupação mundial, e já infectou milhões. Ainda sem vacina, o coronavírus está fazendo vítimas em todos os cantos do planeta. Com diversos sintomas e complicações que podem variar de caso para caso, esse vírus se mostrou mais perigoso para pessoas com doenças crônicas, entre elas a diabetes.

Coronavírus x diabetes: o que é preciso saber?

Pessoas portadoras de qualquer tipo de diabetes estão mais suscetíveis aos riscos do coronavírus, que incluem falta de ar, dificuldade para respirar e maior letalidade. De acordo com os estudos, pacientes que possuem a diabetes controlada adequadamente não possuem quase nenhuma diferença de riscos em comparação com pessoas que não tem essa doença. Saiba mais sobre os perigos da COVID-19 para portadores de diabetes:

Descontrole da glicose traz malefícios

Diabéticos com o nível de glicose descontrolada podem ter maiores complicações, já que essa quantidade anormal de açúcar no sangue diminui sensivelmente a imunidade da pessoa, que caso pegue COVID-19 poderá ter menos forças contra o vírus. O ideal é que o paciente diabético tenha um grande controle de sua doença, seja ingerindo medicamentos ou aplicando insulina, de acordo com as orientações do médico.

De acordo com estudos, a diabete pode piorar a infecção

A partir de uma pesquisa feita com pessoas de Wuhan, na China, onde a doença começou, pacientes com qualquer tipo de diabetes apresentam maiores chances da infecção do vírus tomar proporções maiores. Isso acontece porque pessoas com essa doença possuem um potencial exagerado de inflamação, o que piora ainda mais caso o paciente seja obeso.

Essas complicações aumentam ainda mais quando a pessoa possui outros problemas que a diabetes traz como hipertensão e problemas nos rins. Inclusive, diabéticos acima de 65 anos têm mais riscos ainda.

Sintomas diferentes

Por motivos específicos, que ainda estão sendo estudados, muitas pessoas diabéticas apresentam sintomas diferentes ou até mesmo ausência de sintomas importantes como a febre. Infelizmente, isso dificulta o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento. Dessa forma, é importante que o paciente se atente a qualquer sintoma ou sensação diferente que tiver, principalmente se estiver relacionado a problemas para respirar.

Conte com os especialistas da Rio Norte Saúde

São mais de 15 especialidades na Clinica  medica em Madureira, e diversos exames e consultas, destinadas a quem não possui plano de saúde, sempre com preços justos. Nosso atendimento é humanizado e de qualidade. Prezamos pela atenção, o cuidado e o carinho com nossos pacientes. Confira agora mesmo e agende a sua consulta!