Ginecologia

Exames de Ultrassonografia Obstétrica

A ultrassonografia é o exame de imagem escolhido para o acompanhamento pré-natal. Diferente dos exames que fazem uso de radiação, ela não apresenta efeitos colaterais, contra-indicações ou riscos para o bebê.

O ultrassom obstétrico é um exame realizado durante a gravidez para acompanhar e avaliar a saúde do bebê no ventre. Geralmente o primeiro ultrassom obstétrico é solicitado entre a 6ª e a 7ª semana de gestação, mas isso pode ficar a critério do médico.

Por meio do ultrassom obstétrico é possível examinar o desenvolvimento e posição do feto, a placenta e o líquido amniótico. Dessa forma, algumas anomalias podem ser detectadas, além de ser possível determinar a idade gestacional e, consequentemente, a provável data do parto.

Por que fazer a ultrassonografia obstétrica?

A ultrassonografia obstétrica é considerado um exame comum, pedido pelo obstetra durante o pré-natal, por vários motivos.

Primeira ou, no máximo, segunda consulta pré-natal: Nesse momento já é realizado a primeira ultrassonografia obstétrica. O exame logo no início da gestação é muito importante para:

Segundo trimestre:No começo, é normal fazer um ultrassom para ver a translucência nucal, que examina a quantidade de líquido na região da nuca do feto. Se o resultado for aumentado, existe chance de existir uma alteração cromossomial, como a síndrome de Down.

Entre a 18ª e 24ª semana de gestação, o ultrassom realizado é chamado de ultrassom morfológico. Ele é usado para avaliar detalhadamente

Terceiro trimestre: A partir desse período gestacional, a ultrassonografia serve para:

  • Acompanhar taxa de crescimento do bebê;
  • Avaliar a posição da placenta, do bebê e do cordão umbilical;
  • Verificar quantidade de líquido amniótico.
  • Como é feito o exame? Entendendo o procedimento

    Normalmente, as ultrassonografias obstétricas são realizadas pela via transvaginal nas primeiras 12 semanas e, após esse período, pela via abdominal. É um exame seguro, indolor e não invasivo. Pela via abdominal, o médico responsável passa um gel na região da barriga. Então encosta-se um aparelho na barriga da mãe, chamado transdutor. Ele emite ondas sonoras que produzem imagens internas do ventre.

    Quantas ultrassonografias são feitas durante a gravidez?

    Não há um número exato de quantas ultrassonografias devem ser realizadas durante a gravidez e não é necessário realizar uma ultrassonografia obstétrica em cada consulta. A quantidade de exames varia, porque depende da saúde da gestante, fatores de risco e queixas.

    O médico levará em conta também se houveram alterações nos exames realizados anteriormente. O mais comum é que o ultrassom seja feito 3 ou 4 vezes durante todo o período gestacional. Mas, como alguns obstetras contam com um aparelho de ultrassonografia no consultório, muitas vezes o exame é feito em quase todas as consultas do pré-natal.

    Preparação para a ultrassonografia obstétrica

    Esse é um exame que não requer nenhuma preparação especial. Indica-se para a mãe ingerir antes um chocolate, por exemplo. O alimento rico em carboidrato faz com que o bebê se movimente mais na barriga, o que possibilita melhores imagens. No caso do ultrassom obstétrico transvaginal, recomenda-se que a mãe esteja com a bexiga vazia. Para facilitar, também recomenda-se que a mãe use uma roupa folgada e de duas peças, pois somente é exposta a região em que é feito o procedimento.

    Uma dica para ajudar na ansiedade e compartilhar a alegria de ver o bebê, principalmente se for o primeiro exame. Mas evite levar crianças para acompanhar, com exceção do último ultrassom, que é uma maneira de conectá-los com o novo membro da família.A

    Pré-agende sua consulta

    Agendamento Online

    de Consulta

    Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o agendamento de sua consulta.

    Agendar

    Ultrassonografia Obstétrica em Madureira, Rio de Janeiro

    Agora que você entende melhor sobre o papel da Ultrassonografia Obstétrica na vida da mulher, deve focar em encontrar os melhores exames em Madureira.

    Venha conhecer a equipe da Rio Norte Saúde e permita que a clínica cuide da sua saúde. Com anos de experiência, a Rio Norte Saúde está localizada no centro de Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro.

    Madureira é um bairro extremamente popular na cidade, sendo conhecido como “Capital do Subúrbio”, e desempenhando um papel fundamental para a cultura e economia do Rio de Janeiro. A localização do bairro é central e vai de encontro com algumas linhas de trens da SuperVia e Bus Rapid Transit (BRT), interligando vários outros bairros da região.

    Conheça a Clínica Rio Norte Saúde

    A Clínica Rio Norte Saúde foi criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, disponibilizando um atendimento diferenciado e de qualidade para pessoas que não possuem planos de saúde.

    Para a clínica, amparo, apoio, carinho e cuidado são elementos fundamentais para um serviço de qualidade. Além desses pilares em sua metodologia de trabalho, a Rio Norte conta com profissionais altamente capacitados e equipes multidisciplinares.

    Localizada em lugar de fácil acesso, no centro de Madureira - Zona Norte do Rio de Janeiro, a clínica atende diversas especialidades e pacientes de todas as idades.

    A melhor estrutura clínica em Madureira com especialistas em ultrassonografia obstétrica. Venha visitar a clínica Rio Norte Saúde e agende uma avaliação!

    Pergunte ao Doutor

    Pergunte ao
    Doutor

    Preencha o formulário para entrar em contato conosco via e-mail e tire suas dúvidas.

    Gostaria de receber uma ligação gratuita?

    NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

    Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

    Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

    Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

    Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

    Logotipo Whatsapp dentro de círculo esverdeado
    Whatsapp Ligar Entre em contato