Como prevenir a mastite?

Tempo de leitura: 2 minutos

A mastite é um problema que qualquer mãe pode sofrer, principalmente no começo da amamentação. É uma condição dolorosa, caracterizada por uma inflamação da mama, que por sua vez pode ter diversas causas. A boa notícia é que é um problema facilmente detectado e por sua vez tem formas de prevenir e tratar.

Mastite: não é preciso ter vergonha

Muitas mulheres passam por esse problema e isso não significa que são mães questionáveis ou que estão amamentando seus filhos incorretamente. Muitas vezes é o próprio corpo que gera a inflamação na mulher. Sendo assim, combater esse mal da melhor forma e prevení-lo é o ideal. Confira algumas dicas de como prevenir a mastite e ter uma amamentação mais tranquila!

Use roupa confortável

Isso mesmo, a roupa que a mulher usa pode estar interligada com o aparecimento da mastite. As roupas e em específico o sutiã precisam ser confortáveis e de tecido que permite a transpiração natural da pele. Sutiãs meia taça, de tecidos mais pesados devem ser trocados para os mais simples e de microfibra. Se os seios estiverem jorrando leite, não é recomendado deixar as roupas molhadas, pois pode aumentar a proliferação de microorganismos como bactérias e alguns tipos de fungos, por exemplo.

Higiene antes, durante e depois da amamentação

Estar com roupas limpas e lavar as mãos antes de dar de mamar para o bebê é essencial para que não haja nenhum tipo de infecção durante o momento de alimentação do bebê. Depois da amamentação, é muito importante que a mãe limpe os seios com panos macios molhados com água limpa. Essas atitudes bastam para impedir que bactérias façam mal tanto para a mãe como para o bebê.

Tente manter as mamas vazias

Para que isso aconteça, é importante que o bebê esteja com a pega correta, para poder mamar na quantidade correta, assim como a mãe pode retirar o leite das mamas após a amamentação. Dessa forma, as chances de leite empedrar e gerar mastite diminuem grandemente.

Mantenha-se longe do estresse

O estresse é responsável por causar vários problemas no corpo e na mente, podendo interferir até mesmo em fatores fisiológicos, como a amamentação. Dessa forma, procure amamentar em um local confortável, na posição adequada e de forma calma. Geralmente, existem almofadas e poltronas indicadas para auxiliar a mulher na amamentação do seu filho.

Conte com os especialistas da Rio Norte Saúde

São mais de 15 especialidades em Madureira, e diversos exames e consultas em madureira, destinadas a quem não possui plano de saúde, sempre com preços justos. Nosso atendimento é humanizado e de qualidade. Prezamos pela atenção, o cuidado e o carinho com nossos pacientes. Confira agora mesmo e agende a sua consulta!

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra