Conheça os sintomas de desidratação em crianças

Tempo de leitura: 3 minutos

Todos nós perdemos água corporal todos os dias através do suor, lágrimas, urina e fezes. A água também evapora da pele e deixa o corpo na forma de vapor enquanto respiramos. Normalmente recuperamos esse fluido corporal, junto com os sais que ele contém, por meio de nossa dieta. Mas, às vezes, a desidratação em crianças pode ocorrer quando elas perdem grandes quantidades de água e sais minerais.

Nesses casos, é extremamente importante levar a criança em uma consulta com o pediatra em Madureira. Isso porque a desidratação pode causar uma alteração no funcionamento de seus órgãos e sistemas. 

Quais são os sintomas de desidratação em crianças? Confira!

Esteja alerta para os seguintes sinais de alerta de desidratação em crianças e notifique seu pediatra em Madureira imediatamente se algum deles ocorrer:

Sintomas leves a moderados de desidratação em crianças

  • Urinar com menos frequência;
  • Boca seca;
  • Menos lágrimas ao chorar;
  • Diarreia; 
  • Mais sede;
  • Vômitos.

Desidratação grave

Além dos já mencionados anteriormente, em casos de desidratação grave, existem outros sintomas que a criança pode apresentar, incluindo:

  • Muito irritadiço;
  • Excessivamente sonolento;
  • Respiração anormal;
  • Mãos e pés frios e pálidos;
  • Pele enrugada;
  • Urinar apenas uma ou duas vezes por dia.

Essas manifestações, junto com outros sinais clínicos, devem ser avaliadas pelo pediatra em Madureira.

Por que as crianças são um grupo de risco para desidratação?

Assim como os idosos, as crianças também constituem um grupo de risco para desidratação. Isso se deve a uma combinação de fatores, dos quais falaremos a seguir. Em primeiro lugar, é porque se trata de um grupo de pessoas que, devido à idade, sofre mais frequentemente de infecções que desencadeiam febre e sintomas gastrointestinais. 

Como é o caso, por exemplo, de vômitos ou diarréias, que provocam perda de água corporal. E não só em caso de gastroenterite, mas também em outras infecções, como respiratórias (resfriados, sinusite, pneumonia e bronquite) ou infecções do trato urinário.

Em segundo lugar, porque a porcentagem de água na composição corporal de uma criança é maior. Em um recém-nascido, cerca de 70% de seu peso corporal é água. Essa porcentagem diminui progressivamente com o crescimento, até chegar à idade adulta entre 50 e 60%, dependendo da idade e do sexo.

Por ter um volume corporal menor, a relação entre a superfície do corpo e o peso é maior. Isso significa que as perdas de água pela pele e mucosas, por evaporação, são proporcionalmente maiores do que no adulto. 

A isso se acrescenta que os mecanismos de compensação que o organismo aciona quando há perda de fluidos não são suficientes em uma idade precoce. A capacidade de um recém-nascido de concentrar urina e, assim, reduzir a perda de água é menor do que a de uma criança em idade escolar ou adulto, o que o torna mais vulnerável nessas situações. 

E, por fim, porque no caso das crianças menores, elas têm acesso restrito aos líquidos, uma vez que não são autônomas para ir beber e dependem de seus cuidadores para lhes oferecer líquidos em situações de maior perda, como doenças ou calor ambiente. 

Agende uma consulta para o seu filho na Rio Norte Saúde!

A desidratação em crianças é um assunto muito sério. E, na infância, o grupo de maior risco por idade são os recém-nascidos e os bebês. Porém, pode ser muito difícil para alguns pais ou cuidadores identificarem os sintomas, principalmente porque algumas crianças não sabem explicar o que estão sentindo ou sequer sabem falar. Por esse motivo, é muito importante ficar de olho nos sinais e consultar regularmente um médico. 

Portanto, agende agora mesmo uma consulta com o pediatra em Madureira! A Rio Norte Saúde segue todos os protocolos de segurança e higienização no combate ao coronavírus, mantendo você e toda a sua família o mais protegidos possível.