Como evitar as doenças do inverno?

Tempo de leitura: 3 minutos

É fato que existem determinadas doenças do inverno que atacam mais pessoas nessa época do ano. Ao chegar outono e inverno, doenças respiratórias são grande presença nos hospitais e pronto-socorros dos hospitais. Resfriados e gripes, asma, bronquite, amigdalite, pneumonia, rinite alérgica e dor de ouvido são as mais famosas. Por apresentarem sintomas muito semelhantes, como dor, febre acima de 38ºC, mal-estar, tosse, coriza, espirros freqüentes e coceira na garganta, a população freqüentemente confunde essas doenças e é diagnosticada tarde.

Lutar contra as doenças do inverno é essencial

Além das doenças que já conhecemos, a COVID-19 (coronavirus) atacou o mundo todo, inclusive o Brasil, que apresentou milhares de casos até hoje. Sendo assim, evitar ser contaminado pelo coronavírus e outras doenças é essencial. Saiba mais como se sentir protegido e com saúde nessa época fria do ano:

 

Como não ser contaminado pelo coronavírus?

Além do distanciamento social, ou seja, tentar permanecer em casa o máximo que pode, para evitar o coronavírus existem outras formas de prevenção, como o uso de máscaras em locais públicos, limpeza correta das mãos frequentemente, não entrar em contato com outras pessoas (toque de mãos, rosto, etc), espirrar em direção ao ombro, não tocar no rosto, e quando sair, manter o distanciamento de no mínimo 1 metro das outras pessoas.

 Infelizmente, essa doença não possui cura e nem vacina, podendo apresentar sintomas graves em algumas pessoas. Sendo assim, a recomendação da OMS e dos especialistas é evitar ao máximo a contaminação.

 

Como evitar outras doenças respiratórias do inverno?

Fique hidratado. O inverno pode ser muito seco e por isso as doenças são causadas pela secura do trato respiratório, mantenha toalhas molhadas nos quartos de casa para hidratar o ambiente, esta remédio evita crises de bronquite, rinite, alergias, assim como evita pneumonia.

Se alimentar de forma saudável: no frio, as pessoas consomem mais calorias, por causa da baixa temperatura, porém não se esqueça que frutas e legumes fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes que estimulam seu sistema imunológico. 

Tome a vacina contra a gripe. No inverno, as pessoas ficam juntas em casa, o que facilita a transmissão de vírus como gripe, sendo assim evite ficar em locais com aglomeração e  propícios à transmissão de vírus e bactérias. Beba chás e bebidas quentes para aquecer a garganta e use cachecóis. Manter hábitos saudáveis, ingestão de líquidos e atividade física, assim como evite fumar e prejudicar seu sistema respiratório.

 

Durma bem: Além do relaxamento, o bom sono permite que o corpo e a mente descanse adequadamente, proporcionando uma renovação de energia para o dia seguinte. Durante várias fases do sono, o corpo passa por vários processos que incluem: reconstrução tecidual, aumento da massa muscular e melhora da resistência, entre outros.

 

Otorrino em Madureira

A otorrinolaringologia é uma especialidade médica clínica e cirúrgica. O especialista avalia doenças do nariz e seios paranasais, ouvido, garganta e laringe. Isso se aplica a doenças do trato respiratório superior, principalmente em adição à audição, fonação, distúrbios vestibulares (tonturas) e distúrbios do sono. Agende sua consulta hoje mesmo em uma clinica médica em madureira, não deixe os sintomas passarem despercebidos e ficarem sem tratamento.