É importante fazer ultrassonografia durante a gestação

Tempo de leitura: 3 minutos

Durante a gravidez, é recomendável realizar alguns exames de grande importância para monitorar a saúde da futura mãe e filho. Um dos mais conhecidos é a ultrassonografia em madureira, que pode ser feita várias vezes e possui diferentes tipos como a tranvaginal,obstétrica, morfológica, entre outros. Além de revelar o sexo da criança antes do nascimento, esse tipo de exame fornece informações como, por exemplo, se há alterações estruturais na criança e a presença de doenças cromossômicas, principalmente a síndrome de Down. 

Por que fazer esse exame?

A gravidez gera grandes expectativas e preocupações. A princípio, a mãe quer saber se o filho está se desenvolvendo de maneira saudável e descobrir seu sexo, se há alguma má formação e se ele está se desenvolvendo corretamente. O ultrassom é o exame mais recomendado no início da gravidez. Primeiro de tudo, nesse exame é possível descobrir em que semana de gravidez a mulher está e se essa gestação é gemelar, ou seja, se há mais de um bebê se formando. Sendo assim, entenda mais sobre esse exame e realize, ele é essencial para o pré natal!

 

Quantos ultrassons fazer na gestação?

Em cada fase da gestação existe um tipo de ultrassom específico, com a intenção de avaliar diversos fatores. Portanto, com a intenção de manter o bebê e a mãe com saúde, é importante fazer os exames na época certa e ter um acompanhamento com o especialista, que fará o pré natal. 

 

Logo ao descobrir a gravidez é recomendado fazer o primeiro ultrassom, para saber a idade gestacional, a quantidade de bebês no ventre e se a gestação não é ectópica. Com 12 semanas, a futura mãe fará o exame de translucência nucal, que detecta se há problemas cromossômicos no desenvolvimento da criança, como a síndrome de Down. Nesse exame é possível saber se o bebê terá microcefalia, pois avalia o tamanho da cabeça do feto.

 

O exame feito nas 20 semanas é chamado de ultrassom morfológico, que verifica a parte interna do corpo do bebê e a saúde dos órgãos internos, nele é possível  até ver o número de dedos. Como o desenvolvimento e tamanho do bebê são cruciais para o diagnóstico da saúde, o ultrassom morfológico também examina a placenta. Com 27 semanas de gravidez, o médico deve verificar a maturidade da placenta usando uma tecnologia que verifica a circulação e o movimento do sangue, que fornece oxigênio e nutrientes ao bebê, o ultrassom com doppler.

 

Na reta final da gravidez também é feito um último ultrassom, que geralmente consegue trazer uma previsão do nascimento. Esse exame geralmente é feito na semana 33 de gravidez.

 

Faça seus ultrassons na Rio Norte Saúde em Madureira

Precisa fazer um acompanhamento da gestação e realizar os exames de ultrassom? Aqui além de ter ao seu dispor ótimos ginecologistas, realizamos os ultrassons para você ter um acompanhamento mais do que ideal em sua gestação. Aproveite para entrar em contato conosco e agendar agora mesmo. Precisa de exames ou pré natal? Nós temos.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra