Veja a real importância de fazer um check-up

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Fazer um check-up significa realizar uma série de exames gerais de rotina, como os cardiovasculares, de sangue ou para indicar glicose e gordura no organismo. Dessa forma, é de suma importância para manter a qualidade de vida e cuidar da saúde. Graças ao check-up, é possível fazer uma ampla prevenção contra doenças, detectando problemas de maneira precoce, dando chances muito maiores de tratá-los, curá-los e até mesmo prevení-los antes mesmo que eles ocorram.

A frequência de um check-up médico pode variar conforme idade e a condição do paciente. Alguém que nasceu em uma família com pessoas que sofrem de hipertensão, por exemplo, precisa cuidar da saúde desde cedo e fazer os exames de rotina em idades menores. Em geral, recomenda-se que o check-up seja feito uma vez por ano a partir dos 40 anos. 

Quais exames realizar em um check-up?

Os exames compreendem ao setor cardiovascular, portanto, a ênfase é dada aos exames cardiológicos e de sangue. O diagnóstico obtido pelos exames permite dizer se está tudo bem com o coração do paciente e que hábitos podem ser adotados para uma vida mais saudável, como atividade física.

Um check-up médico é constituindo, então, pela seguinte série de exames:

Glicemia de jejum

Feito para medir a taxa de glicose nas correntes sanguíneas, que dá o diagnóstico de hipoglicemia ou hiperglicemia, ou seja, diz se o paciente tem níveis muito altos ou muito baixos de açúcar no sangue.

Hemoglobina glicada

Outro exame para medir a glicose no sangue, esse com base no consumo de açúcar dos últimos 90 dias.

Hemograma completo

Exame que avalia o panorama das células sanguíneas. Ajuda a diagnosticar uma série de doenças.

Creatinina

Exame que indica a situação de funcionamento dos rins.

Ureia

Complementa o exame de creatinina e também avalia os rins.

Potássio e sódio

Mede o nível dessas substâncias no organismo, dando suporte para avaliar situação renal, equilíbrio ácido/básico, função neuromuscular e pressão arterial.

Triglicérides

Indica o metabolismo de gorduras no corpo e fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Colesterol total e frações

Avalia os níveis de colesterol na circulação sanguínea, tanto o bom (HDL), como o ruim (LDL). Ajuda a prevenir e mensurar problemas de entupimento de artérias, causadas por colesterol alto, e calcular risco de doenças cardiovasculares.

TSH – hormônio tireoestimulante e T4

Mostram como está o funcionamento da glândula da tireoide.

Urina tipo 1

Conforme o aspecto da urina, como o PH, os minerais, as proteínas e a densidade, indica se existem infecções no sistema urinário. Ajuda na prevenção de doenças hipertensivas e metabólicas. 

Ecocardiograma

Ultrassom que mostra o coração e indica como está o fluxo sanguíneo, o tamanho, forma das válvulas, espessura do músculo e o funcionamento do órgão de modo geral. Também mostra o estado dos grandes vasos, da aorta e da artéria pulmonar.

Eletrocardiograma

Mede como está a atividade elétrica do coração, como velocidade, ritmo e quantidade de batidas. Ajuda a identificar doenças como arritmia cardíaca e infarto

Teste ergométrico ou de esforço

Avalia as reações do coração ao submeter o paciente a esforço físico. Frequência e ritmo cardíaco e a pressão arterial são medidos.

Conte com a Rio Norte Saúde para cuidar de você

Oferecendo todos os exames de check-up para avaliar a sua saúde, a Rio Norte Saúde possui toda a estrutura necessária para cuidar não só de você, mas da sua família inteira. São mais de 15 especialidades e diversos exames, com atendimento humanizado e de qualidade. Confira agora mesmo e agende a sua consulta!