Acne nas mulheres adultas, por que isso acontece?

Tempo de leitura: 3 minutos

Engana-se quem pensa que apenas adolescentes podem ter acne. A acne na mulher adulta é uma realidade. Ela ocorre a partir dos 25 anos e pode começar nesta fase ou ser persistente a partir da puberdade. Cada dia mais presente nas mulheres ao redor do mundo, esse é um problema que precisa ser estudado e tratado com atenção.

 

O que fazer com a acne da mulher adulta?

Apesar de ser um problema recorrente nos consultórios do mundo todo, há algumas ações para impedir e minimizar esse problema, como a esfoliação, que se feita de forma regular ajuda a remover as células mortas. Os sabões de ácido salicílico reduzem os comedões e os retinóides tópicos controlam a proliferação celular na camada da pele Pode ser útil limpar a pele para extrair cravos.

Afinal, o que é acne?

A acne é uma dermatose causada pelo aumento da secreção pelas glândulas sebáceas, bem como devido à obstrução dos poros e crescimento bacteriano. Eles causam espinhas e cravos e, de acordo com o grau das lesões, podem causar manchas, além de cicatrizes. Cerca de 50% das mulheres adultas entre 21 e 30 anos têm esse problema. Com 31 a 40 anos de idade, cada 4 mulheres, 1 sofre de acne, como mostra um estudo publicado pelo Journal of Women’s Health. 

 

Nas mulheres adultas, a acne geralmente ocorre na parte inferior da face, chamada zona U (pescoço, queixo e mandíbula). Os cravos são mínimos e pouco clinicamente visíveis. Espinhas parecem inflamadas e podem causar dor e manchas vermelhas. A acne da mulher adulta deve ser tratada e controlada para melhorar o impacto negativo na qualidade de vida, no bem-estar emocional e na vida social de quem tem um problema.

 

O que causa a acne na mulher adulta?

Uma das causas da acne em mulheres adultas é a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Alterações hormonais resultantes do distúrbio podem aumentar ou piorar a acne. A história familiar também afeta a pele adulta. Cerca de 50% das mulheres que sofrem deste problema após a puberdade têm mãe e irmã com a mesma doença. Além disso, fatores como tabagismo e má alimentação podem piorar a acne. Alimentos fritos, açúcar, pão, arroz e amido pioram as espinhas e os cravos.

 

 O mesmo vale para carnes e laticínios, devido aos hormônios usados ​​nos animais. Os produtos que contêm óleos em sua composição, como medicamentos, cosméticos, cremes e protetores solares, também podem causar ou piorar a pele com acne. Além disso, o excesso de sol afeta a aparência da acne com a produção excessiva de óleo.

 

Cuidado com a maquiagem também: cremes e maquiagem à base de óleo podem entupir os poros, então escolha sem óleo ou gel, isso também pode aumentar a inflamação e agravar a acne, além de causar cicatrizes e quelóides.

Ginecologista em Madureira

Está com esse problema? Investigue com um de nossos especialistas! Temos ginecologistas em madureira de ponta para cuidar da sua saúde e tratar a acne da mulher adulta. Aproveite e agende!

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra