Por que é importante tomar sol?

Tempo de leitura: 5 minutos

Estamos acostumados a ouvir sobre o quanto os raios solares podem ser prejudiciais para a pele. Com isso, durante décadas, estivemos nos afastando do sol, devido aos seus vínculos com o câncer de pele e o envelhecimento prematuro. Mas você sabia que o equilíbrio certo é essencial e existem benefícios de tomar sol para a saúde? Afinal, não são apenas as plantas que absorvem e metabolizam a luz solar, os seres humanos também fazem isso. 

A exposição à luz solar, inclusive, desencadeia a liberação de hormônios em seu cérebro, como a serotonina, que está associada a melhorar o humor e ajudar a pessoa a se sentir calma e concentrada. Por isso, evitá-la completamente talvez não seja uma boa ideia. Para te ajudar a entender exatamente qual a quantidade ideal de exposição à luz solar adequada para você, consulte um dermatologista em Madureira!

Quais os benefícios de tomar sol para a saúde?

Uma melhora no humor não é a única razão para tomar sol. Pelo contrário, existem vários benefícios de tomar sol para a saúde associados à exposição moderada. O momento e a duração da exposição, contudo, também são um fator crucial quando se trata da metabolização da luz solar. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Isso porque o tempo de exposição adequado varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, quem tem a pele pálida e que queima facilmente pode ter câncer de pele se expostas a muito sol.

 

No entanto, de modo geral, vários cientistas sugerem que as vantagens da exposição solar podem, de fato, superar os riscos. Basta que seja feito de forma moderada, de acordo com a sua pele.

 

Aqui estão 5 principais benefícios de tomar sol para a saúde, que certamente você precisa conhecer:

 

Reforço para a saúde dos ossos

A vitamina D é fundamental para a saúde dos nossos ossos, pois promove a absorção de cálcio e é essencial para o crescimento e formação óssea. Além disso, algumas pesquisas ainda indicam que há uma correlação direta entre a densidade óssea e a vitamina D3, que é uma vitamina lipossolúvel formada durante o processo de fabricação da vitamina D quando a luz solar atinge a pele.

 

Quando você tem níveis mais altos de vitamina D3 no sangue, corre um risco menor de sofrer fraturas de praticamente todos os tipos. Por outro lado, níveis mais baixos de vitamina D3 no sangue estão associados a uma taxa mais alta de todos os tipos de fraturas. É por isso que esse é um dos benefícios de tomar sol para a saúde, sendo especialmente importante para a saúde óssea dos idosos.

Redução da pressão arterial é mais um dos benefícios de tomar sol para a saúde

Este é um dos benefícios de tomar sol para a saúde, que é bem interessante para quem sofre de hipertensão. De acordo com um estudo realizado na Inglaterra, por um grupo de pesquisadores da Universidade de Edimburgo, um composto chamado óxido nítrico que ajuda a baixar a pressão sanguínea é liberado nos vasos sanguíneos assim que a luz do sol toca a pele. 

Assim, a exposição ao sol promove uma vasodilatação que contribui não apenas para melhorar a saúde, mas também prolongar a vida. Isso ocorre porque os benefícios da pressão arterial baixa incluem a redução da pressão arterial e dos riscos de doenças cardiovasculares.

 

Melhora o sono

Quando a luz solar atinge nossos olhos, uma mensagem é enviada para a glândula pineal e a produção do hormônio melatonina, que nos deixa sonolentos e nos ajuda a dormir, é desligada até o sol se pôr novamente. Ou seja, a exposição à luz solar indica ao corpo que é de dia, o que ajuda a manter um ritmo circadiano normal. Quando escurece do lado de fora, seu corpo recebe o sinal novamente e você se sente cansado e sonolento na hora de dormir.

Os baixos níveis de produção de melatonina à noite devido à superprodução durante o dia têm sido associados à baixa qualidade do sono, especialmente em adultos mais velhos. Por isso, um dos benefícios de tomar sol para a saúde é justamente desencadear a glândula pineal para parar de liberar melatonina de dia.

 

Prevenção de alguns tipos de câncer

A deficiência de vitamina D aumenta o risco de muitos tipos de câncer, principalmente câncer de mama. Alguns estudos mostram que a suplementação de vitamina D produz uma queda de cerca de 60% no risco de desenvolver qualquer forma de câncer. Isso confirma os benefícios de tomar sol para a saúde e da vitamina D na redução do risco de câncer. Inclusive, existe um estudo que sugere que a exposição segura ao sol pode te proteger até mesmo do câncer de pele.

 

Alívio dos problemas de pele também é um dos benefícios de tomar sol para a saúde

Outro importante benefício de tomar sol para a saúde, é que a luz solar é um importante aliado no tratamento de doenças de pele. Isso mesmo! De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição ao sol também pode ajudar a tratar várias condições da pele. Por isso, o dermatologista em Madureira pode recomendar a exposição à radiação UV para tratar, por exemplo:

  • Psoríase;
  • Eczema;
  • Icterícia;
  • Acne.

Conte com a Rio Norte Saúde

Sua saúde é prioridade para nós. Agora que você já sabe alguns dos benefícios de tomar sol para a saúde, é o momento ideal para agendar uma consulta com um dermatologista em Madureira. A Rio Norte Saúde é uma clínica do Rio de Janeiro, que possui um corpo clínico especializado e mais de 15 especialidades. Para a sua comodidade, oferecemos exames e consultas em único local, com preços justos e perto de você, em Madureira. Que tal agendar uma consulta em nosso site?

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra