Saúde do Homem: Quais São os Exames de Rotina Indicados?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os cuidados com a saúde do homem são encarados por muitos como um tabu ou algo sem muita importância. No entanto, fazer exames de rotina periodicamente é a melhor forma de prevenir e diagnosticar precocemente uma série de doenças que, caso não sejam tratadas o quanto antes, podem levar à morte. E quais são os exames indicados?

10 exames de rotina fundamentais para a saúde do homem

Os exames de rotina são indicados com o objetivo principal de avaliar o estado geral de saúde do homem, detectar precocemente diversos tipos de doenças e condições de saúde e ainda aumentar consideravelmente as chances de sucesso dos tratamentos.

Hemograma

É impossível falar sobre exames de rotina sem citar o hemograma, exame de sangue que avalia os glóbulos brancos e vermelhos e as plaquetas, identifica infecções, problemas de coagulação e indica sinais de um possível câncer no organismo.

Colesterol e triglicerídeos

Indicado para dosar as quantidades de gorduras “boa” e “ruim” presentes no organismo, são essenciais para identificar eventuais riscos para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, especialmente em pessoas sedentárias, obesas ou com sobrepeso.

Colonoscopia

A colonoscopia é fundamental na prevenção ao câncer de reto e intestino grosso e outras doenças que podem afetar o órgão. O exame consiste na introdução de uma câmera que possibilita avaliar a mucosa intestinal, sendo indicado a partir dos 50 anos.

Teste de glicemia

Para identificar quadros de diabetes e pré-diabetes, o teste de glicemia é indicado como exame de rotina porque mede a concentração de açúcar (glicose) no sangue depois de um período de jejum, geralmente de oito horas.

Exames cardiovasculares

Eletro e ecocardiograma, teste ergométrico e aferição da pressão arterial são alguns dos exames cardiovasculares imprescindíveis para diagnosticar e acompanhar doenças que afetam a saúde do coração e seus principais vasos.

Exames cardiovasculares

Creatinina e ureia (função renal)

A medição dos níveis de creatinina e ureia é realizada com o objetivo de identificar alterações no funcionamento dos rins. A creatinina é medida através de amostra de sangue, enquanto a ureia (substância filtrada pelos rins) é medida por exame de urina.

TGO e TGP (função hepática)

A prova de função hepática mede a presença Alanino Aminotransferase (TGP) e Aspartato Aminotransferase (TGO) na corrente sanguínea, enzimas que podem indicar lesões no fígado.

Dosagem de testosterona

A queda nos níveis de testosterona a partir dos 40 anos pode causar alterações físicas e emocionais, ginecomastia, redução da libido, problemas de ereção e perda de densidade óssea. A dosagem do hormônio pode indicar a necessidade de reposição.

Exame de toque retal e Dosagem de PSA

O exame de toque retal e a dosagem de PSA são primordiais no diagnóstico do câncer de próstata, cujas taxas de sucesso no tratamento estão diretamente relacionadas ao diagnóstico precoce da doença.

Ultrassom abdominal

O ultrassom abdominal é importante porque promove a avaliação dos órgãos internos do abdome e suas estruturas: fígado, vesícula biliar, baço, veia cava inferior, rins, pâncreas, bexiga e vasos do abdominais.

A indicação de outros exames pode ser necessária considerando histórico de saúde e história familiar, sintomas e fatores de risco. Cabe ao médico avaliar caso a caso.

Faça exames de rotina na Rio Norte Saúde

Na Rio Norte Saúde é possível fazer os principais exames de rotina indicados para diagnosticar e acompanhar diferentes doenças e patologias. Faça uma consulta e agende seus exames.