Até que idade levar o filho no pediatra?

Tempo de leitura: 3 minutos

Perto de dar à luz, muitas mamães e papais já pesquisam médicos experientes e escolhem um para fazer o acompanhamento da criança que vai nascer. Essa é uma tarefa fácil e extremamente importante, sendo um cuidado com a saúde da criança antes mesmo do nascimento. E pode parecer que foi ontem que você entrou no consultório de pediatria para a primeira visita do seu bebê. Mas, à medida que ele cresce e vai se tornando um adolescente, é natural se perguntar até que idade levar seu filho ao pediatra.

Ainda que, na maioria dos casos, acredita-se que o pediatra em Madureira atenda exclusivamente crianças pequenas, eles podem atender pacientes adolescentes e jovens adultos também. Por esse motivo, a dúvida sobre continuar frequentando o pediatra em Madureira ou procurar outro médico é bastante comum.

Existe um limite de até que idade levar seu filho ao pediatra?

Desde 1969, o Conselho Americano da Prática Pediátrica (Council of Pediatric Practice) aconselha o acompanhamento com o pediatra em Madureira até os 21 anos. Essa recomendação foi baseada em algumas condições, como doença das células falciformes, que podem acometer uma pessoa com 20 anos.

No entanto, como dito, isso é uma recomendação e não uma regra estabelecida. Portanto, se você está tentando descobrir até que idade levar seu filho ao pediatra, a resposta não é sempre padronizada. Alguns consultórios pediátricos, públicos ou privados, estabelecem limites de idade arbitrários para o atendimento, como 12, 14, 16 ou 18 anos. Serviços emergenciais, ainda, costumam enviar automaticamente qualquer pessoa acima dos 18 anos para a sala de emergência para adultos.

Por que alguns pacientes mais velhos ainda preferem recorrer ao pediatra em Madureira?
Independentemente dos questionamentos sobre até que idade levar seu filho ao pediatra, alguns pacientes adolescentes ou jovens adultos ainda preferem recorrer ao pediatra em Madureira. Um dos principais motivos para isso é justamente o conforto do conhecido, devido a longa interação com esse médico durante o crescimento e maturidade.

Afinal, normalmente, o pediatra escolhido pelos pais é o que acompanha aquele indivíduo durante muitos anos. Sendo, portanto, o conforto de um consultório familiar e de ter um médico que o conhece bem e já sabe todo o seu histórico de saúde. Além disso, é onde eles estão acostumados e sempre fizeram suas consultas nos últimos anos. Para alguns pacientes é difícil, de certa forma, cortar o “cordão umbilical” nessa relação.

Idades diferentes, diferentes problemas de saúde

Os problemas de saúde mudam à medida que uma pessoa envelhece. Por esse motivo, é extremamente importante encontrar um médico que possa oferecer os melhores cuidados para a fase que o seu filho está vivendo. Saber até que idade levar seu filho ao pediatra em Madureira e quando é hora de buscar outro médico pode acontecer naturalmente.

O adolescente ou pré-adolescente pode trazer à tona, por exemplo, se sentir que está sendo tratado como uma criança pequena. Além disso, muitos adolescentes não se sentem à vontade em consultar o pediatra em Madureira por alguns problemas, como contracepção, ou outras condições relacionadas à sua saúde, porque sentem que é um “médico de bebê”.

Para muitas crianças, esses sentimentos começam quando entram na puberdade, o que acontece, geralmente, por volta dos 12 ou 13 anos. Nesse momento, pode ser apropriado procurar um médico especialista em medicina para adolescentes, ou que seja da especialidade necessária para que o seu filho possa tirar todas as suas dúvidas.

Conte com a Rio Norte Saúde

Deixar de levar o filho no pediatra em Madureira pode ser uma mudança difícil até para os pais, que percebem que seus filhos já estão crescendo. Para não tornar este momento mais difícil até para o paciente, a clínica Rio Norte Saúde possui mais de 15 especialidades para atender toda a sua família, em qualquer fase da vida.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra