5 dicas para cuidar de crianças com diabetes

Tempo de leitura: 4 minutos

A diabetes é uma doença que afeta milhões de pessoas a cada ano. Como resultado, para lidar com ela são necessárias muitas mudanças no estilo de vida. Por isso, o diagnóstico de diabetes em uma criança pode ser assustador. Afinal, é um desafio extra garantir que os níveis de açúcar no sangue de alguém tão novo permaneçam saudáveis. Mas, com algumas dicas para cuidar de crianças com diabetes, tudo se torna mais fácil. 

Neste contexto, consultar regularmente o endocrinologista e o pediatra em Madureira também é muito importante para tirar todas as suas dúvidas sobre essa doença e obter ainda mais dicas.

Confira essas dicas para cuidar de crianças com diabetes

Para pais e filhos que enfrentam um novo diagnóstico de diabetes, aprender sobre a doença, seu manejo e medicamentos pode parecer muito complicado no início. Mas se a criança foi recentemente diagnosticada, a sua família terá uma curva de aprendizado à medida que você pega o jeito dos cuidados adequados e de uma nova rotina. 

E essas dicas para cuidar de crianças com diabetes a seguir podem te ajudar:

Aprenda mais sobre a doença

Independentemente se você tem ou conhece alguém que tenha diabetes, é fundamental conversar com o endocrinologista e o pediatra em Madureira que atendem seu filho quando ele receber o diagnóstico. 

Dessa forma, você pode descobrir o  que isso significa para sua vida diária e obter instruções sobre como monitorar seus níveis de glicose no sangue e como administrar insulina. 

Isso será essencial para facilitar o gerenciamento desta nova situação.

Acompanhe tudo

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as crianças com diabetes não precisam ser privadas de nenhum alimento. Pelo contrário, elas podem comer o que quiserem, desde que não seja em grandes quantidades, pois a diferença é que isso deve ser monitorado de perto. 

Afinal, a chave para controlar a diabetes é justamente o controle. Se o seu filho quiser comer bolo em uma festa de aniversário, por exemplo, basta lhe dar um pedaço menor e monitorar os seus níveis de açúcar no sangue. Já em outra situação, como se o seu filho pratica esportes, leve lanches para o caso de os níveis de açúcar no sangue ficarem muito baixos. 

Dessa forma, é tudo sobre como monitorar e rastrear mudanças ao longo do dia. Certifique-se de manter a insulina e os medicamentos necessários para agilizar o tratamento se os níveis subirem ou caírem.

Converse com seu filho

Quando seu filho é mais novo, ele pode ser incapaz de testar seus próprios níveis de açúcar no sangue e administrar insulina. No entanto, à medida que ele envelhece, comece a conversar com ele sobre as melhores práticas e aprender como reconhecer seus sinais e sintomas. 

Facilite a transição para o autocuidado, permitindo que eles o ajudem a rastrear seus níveis e incluindo isso em sua rotina. Contudo, tenha sempre em mente que, embora a criança possa assumir algumas das responsabilidades, ela ainda pode precisar de ajuda, independentemente de sua idade.

Planeje com antecedência

Se seu filho vai ficar longe, seja para ir a um passeio, brincar com um amigo ou até mesmo à escola, você pode se concentrar em garantir que as pessoas que irão ficar responsáveis por ele estejam familiarizados com as necessidades, o tratamento e o que fazer em caso de emergências.

Forneça todos os equipamentos e medicamentos que forem necessários, bem como instruções claras para quem está cuidando da criança. Estar confortável com outras pessoas que cuidam de seus filhos cria liberdade para todos.

Cuidado com o horário das refeições

Ficar por várias horas sem se alimentar é um erro muito comum, que pode trazer malefícios à saúde. Para crianças diabéticas isso não é diferente e manter um horário para as refeições é extremamente importante.

Portanto, o seu filho deve se alimentar em horários regulares e não pular nenhuma refeição, o que irá ajudar a controlar o índice glicêmico e equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Agende uma consulta para o seu filho na Rio Norte Saúde!

Além das medidas padrão de controle de infecções, a Rio Norte Saúde toma uma série de cuidados contra a propagação do coronavírus, para garantir que a clínica permaneça um local seguro para receber você e o seu filho com toda a segurança. 

Por isso, caso suspeite que seu filho tem diabetes ou queira mais dicas para cuidar de crianças com diabetes, agende uma consulta com o pediatra em Madureira!

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra