Você pode engravidar mesmo tomando pílula anticoncepcional?

Tempo de leitura: 3 minutos

Entre os métodos anticoncepcionais, a pílula é bastante popular. Isso porque é bastante eficaz se a pessoa tomar corretamente e não perder nenhum dia. Mesmo assim, muita gente ainda tem dúvida se é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional. 

Então, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional?

A pílula é 99,7% eficaz com uso perfeito. Isso significa que menos de 1 em cada 100 mulheres que tomam a pílula engravidaria em 1 ano. No entanto, com o uso típico, a eficácia da pílula é de 91%. Isso significa que cerca de 9 em cada 100 mulheres correm o risco de engravidar em um ano de uso da pílula.

Então, sim, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional. Inclusive porque existem diversos fatores que podem diminuir a sua eficácia e, às vezes, resultar em uma gravidez indesejada.

O que pode reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional?

Como mencionado anteriormente, embora a pílula anticoncepcional seja geralmente muito eficaz, algumas situações podem reduzir sua eficácia. Isso inclui:

Esquecer de tomar um dia

Os fabricantes pretendem que as pessoas tomem a pílula diariamente para que ela seja mais eficaz. Se uma pessoa perder um dia, seus níveis hormonais podem não permanecer em níveis consistentes o suficiente para evitar a gravidez.

Se você achar difícil tomar a pílula diariamente, consulte um ginecologista em Madureira para conversar sobre outros métodos de controle de natalidade que atendam melhor às suas necessidades. 

Vômito

Às vezes, uma pessoa pode ficar doente quando toma a pílula. Quando uma pessoa vomita, a pílula pode voltar ou ela pode não absorvê-la totalmente em seu corpo.

Não tomar os comprimidos na mesma hora todos os dias

Além de tomar pílulas anticoncepcionais diariamente, uma pessoa também deve tomá-la no mesmo horário todos os dias. Isso pode manter seus níveis hormonais de forma mais consistente.

Uma dica bastante útil aqui é definir um alarme diário para lembrar de tomar a pílula na hora certa.

Não iniciar uma nova cartela na data certa

É essencial iniciar uma nova cartela de comprimidos na data certa, respeitando a pausa, ou no dia seguinte ao término da anterior, caso a pílula seja de uso contínuo. No entanto, às vezes uma pessoa pode se esquecer de tomar ou até mesmo de comprar uma nova cartela. Isso pode tornar a pílula menos eficaz na prevenção da gravidez.

Quem perder duas ou mais pílulas seguidas deve usar outro método contraceptivo ou evitar relações sexuais até que tenha tomado a pílula anticoncepcional por 7 dias consecutivos.

Medicamentos que interferem com a pílula

Alguns medicamentos podem tornar a pílula menos eficaz. Como é o caso, por exemplo, de certos antibióticos. Outros medicamentos e suplementos de longo prazo também podem afetar o funcionamento da pílula, como medicamentos para epilepsia, antivirais usados ​​​para tratar o HIV, etc. Por isso, é sempre importante ler a bula do seu anticoncepcional. 

Agende uma consulta com o ginecologista em Madureira!

Mesmo que você já saiba que, em alguns casos, é possível engravidar tomando pílula anticoncepcional, é importante procurar um ginecologista em Madureira. Assim, você pode fazer um check-up ginecológico regularmente e tirar todas as suas dúvidas não só sobre métodos contraceptivos, mas também sobre outros assuntos da saúde da mulher. Agende agora mesmo uma consulta!