Entenda a importância da medicina preventiva

Tempo de leitura: 3 minutos

Em meio a uma rotina cada vez mais tensa, a saúde nem sempre é uma prioridade. Como resultado, a maioria das pessoas ainda sai para procurar atendimento médico apenas quando os sintomas se manifestam. Para evitar que isso aconteça, existe a medicina preventiva, especialização médica que tem como principal objetivo a prevenção de doenças. 

Medicina preventiva: por que prevenir em vez de tratar?

Além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, a profilaxia contribui para a redução dos gastos relacionados ao tratamento de doenças, tanto para o setor público quanto para o privado.

Como funciona a prática da medicina preventiva?

Ela se preocupa não somente em prevenir doenças, mas educar a população em relação à mudança de hábitos. 

Isso inclui campanhas como outubro rosa e novembro azul, programas de emagrecimento, promoção de princípios de vida saudável, exames periódicos de colesterol, diabetes, câncer etc. Veja como funciona:

Profilaxia primária: previne doenças desde o período de gravidez da mãe.

Prevenção secundária: trata as doenças em seus estágios iniciais, evitando sua evolução. O tratamento é realizado por métodos diagnósticos.

Profilaxia terciária: utiliza métodos que reduzem os sintomas da doença, reduzem as complicações e restauram as funções normais do corpo.

Profilaxia quaternária: utiliza métodos que previnem ou minimizam os efeitos de intervenções desnecessárias ou excessivas no sistema de saúde.

Como colocar a prevenção de doenças na prática

Uma maneira de colocar esse conceito em prática é por meio de check-ups regulares, evitar o estresse por meio da meditação, exercícios ou outras atividades de que você goste. Isso evita que doenças comuns, como a depressão, ocorram.

 Além disso, você precisa cuidar de sua dieta evitando gorduras ruins, muito açúcar e alimentos processados. Cuidar de problemas emocionais também ajuda a prevenir doenças. Lembre-se de que as visitas periódicas ao médico e o não cuidado com o corpo e a mente não ajudam a prevenir doenças, apenas a diagnosticá-las.

Mesmo quando certas doenças não podem ser evitadas, o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura. Vejamos um exemplo: o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, mas se diagnosticado precocemente, as chances de cura são de quase 90%. 

Graças à medicina preventiva, o médico poderá identificar e monitorar os sintomas de uma possível doença. Existem várias doenças que têm relação com o código genético, ou seja, são hereditárias e podem ser evitadas desde que o paciente seja cooperativo.

Faça seus exames de rotina e coloque em prática a medicina preventiva na Rio Norte Saúde em Madureira

Por meio da medicina preventiva, o médico será capaz de identificar e monitorar qualquer problema de saúde, assim como prevenir muitos outros.

Precisa fazer um acompanhamento melhor da saúde e fazer todos os exames necessários para um check-up? Aqui além de ter ao seu dispor ótimos clínicos gerais, realizamos os ultrassons e outros exames para você ter um acompanhamento mais do que ideal da sua saúde.

Aproveite para entrar em contato conosco e agendar agora mesmo. Precisa de exames ou consultas? Nós temos.