Principais dúvidas sobre câncer de ovário

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar de pouco recorrente, o câncer de ovário é um tipo de câncer está entre as principais causas de morte relacionadas a câncer nas mulheres, pois é muito silencioso e  70% dos casos são diagnosticados em estágio extremamente avançado ou com metástase. Justamente por não ser tão comum, muitas pessoas têm dúvidas sobre esse tipo de câncer.

Câncer de ovário: entenda mais sobre essa doença e atente-se

De acordo com o principal local de referência quando o assunto é câncer, o  Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2018 foram registrados mais de 6 mil casos de câncer de ovário no Brasil, um  valor muito inferior ao número de mulheres com diagnóstico neste mesmo ano de câncer de colo de útero (16.370 mulheres) e de mama (59.700 mulheres, porém mesmo assim merece atenção. Conheça as principais perguntas e respostas sobre esse câncer no artigo:

Só depois da menopausa é possível ter câncer de ovário?

Esse tipo de câncer é mais comum em mulheres que já estão na menopausa, com mais de 50 anos, mas não é necessariamente obrigatório ser assim. Recomenda-se que as mulheres em idade fértil façam acompanhamento ginecológico regular, não só para o câncer de ovário, mas também para prevenção do câncer de colo do útero e avaliação de doenças sexualmente transmissíveis.

Câncer de ovário tem sintomas?

Apesar de não aparecerem sempre, os sintomas de câncer de ovário existem:

 

Aumento desproporcional na vontade de urinar;

Dores na região abdominal;

Indigestão;

Cansaço intenso e sem motivo aparente;

Sangramentos vaginais anormais;

Rápida perda de peso.

Quais são os fatores de risco?

Certos fatores de risco para tumores ovarianos estão relacionados à estimulação estrogênica de longo prazo, por exemplo, mulheres não parturientes (mulheres que não estão grávidas) ou até mesmo a idade avançada no nascimento do primeiro filho (mais de 35 anos). Essa situação também inclui a terapia de reposição de estrogênio. O histórico médico familiar ou pessoal de câncer de ovário e / ou de mama, bem como a presença de certas síndromes genéticas, são fatores de risco importantes para o câncer de ovário.

 

Como se prevenir dessa doença?

A prevenção do câncer de ovário é muito difícil porque, na maioria dos casos, a doença progride silenciosamente. Até o momento, muitos estudos voltados para determinar quais medidas podem ser tomadas não conseguiram identificar os meios que podem ser usados ​​para prevenção ou detecção precoce. Ou seja, a melhor forma é fazer exames de rotina e se tiver histórico da doença na família, se atentar mais ainda.

 

Marque uma consulta com o ginecologista em Rio Norte Saúde em Madureira

Por meio de exames de rotina, o médico será capaz de identificar e monitorar qualquer problema de saúde, como o câncer de ovário.

 

Precisa fazer um acompanhamento melhor da saúde e fazer todos os exames necessários para um check-up? Aqui além de ter ao seu dispor ótimos ginecologista em madureira, realizamos exames aqui também.

 

Aproveite para entrar em contato conosco e agendar agora mesmo. Precisa de exames ou consultas? Nós temos.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra