Micose ou alergia na pele: veja como diferenciar

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas chamam a alergia na pele de micose, pois ambas são condições que podem causar vermelhidão, coceira, erupções cutâneas e outros sintomas. No entanto, é importante ter em mente que não são a mesma coisa. Embora possam ser tratadas pelo mesmo médico especialista, o alergista em Madureira, existem muitas diferenças entre micose e alergia na pele. Como, por exemplo, as causas, fatores de risco e tratamentos.

Conheça as diferenças entre micose e alergia na pele

Confira a seguir as principais diferenças entre micose e alergia na pele:

O que é cada condição

A micose se apresenta com uma infecção caracterizada pelo surgimento de uma mancha branca ou vermelha, que parece com uma placa. Pode acometer várias regiões da pele, sobretudo os dedos, virilha e axilas, além de afetar o cabelo e as unhas. De maneira geral, afeta principalmente pessoas que têm a pele oleosa e costuma aparecer mais no verão, pois o clima quente favorece a proliferação dos fungos.

Por outro lado, a alergia na pele pode ocorrer por vários fatores, que dependem da sensibilidade do indivíduo e de sua exposição. Também conhecida como dermatite de contato, trata-se de uma reação inflamatória que pode se manifestar em diferentes regiões da pele, como rosto, pescoço, axilas, braços, mãos, pés, pernas, costas ou barriga.

Causas

Uma das diferenças entre micose e alergia na pele é justamente sobre o que causa cada condição. No caso da micose, por exemplo, ela é causada por uma infecção fúngica. Ou seja, pela proliferação de fungos que se instalam em determinadas partes do corpo e, com a umidade, se reproduzem.

Além disso, essa é uma condição contagiosa. Assim, você pode contraí-la de maneira relativamente fácil ao usar um banheiro público, alicate não esterilizado, andar descalço ou ao compartilhar roupas e sapatos com outras pessoas.

Já a alergia na pele acontece quando a pele reage a um produto ou objeto que entra em contato direto com a região. Dessa forma, pode ter diferentes causas dependendo de cada pessoa, que pode ter alergia a diferentes coisas, como, por exemplo:

  • Perfumes e desodorantes;
  • Dermocosméticos;
  • Esmaltes;
  • Bijuterias;
  • Alimentos;
  • Medicamentos;
  • Picadas de insetos;
  • Sol.

Sintomas

O principal sintoma de micose são lesões que crescem de dentro para fora. Elas podem ser brancas ou mais escamosas e com formação de bolhas. De maneira geral, as áreas afetadas não variam em cor, e as manchas não queimam e às vezes nem coçam.

Enquanto isso, os principais sintomas de alergia na pele incluem coceira, bolinhas vermelhas e irritação na região que foi afetada. Além da presença de manchas ou de bolinhas avermelhadas ou brancas. Esses sintomas podem aparecer poucos minutos após o contato com o alérgeno, mas também podem demorar várias horas e até dias para se desenvolverem completamente. 

Como funciona o tratamento

A micose pode ser tratada com diferentes tipos de antifúngicos de uso tópico, principalmente se afetar o couro cabeludo. Esse tipo de tratamento é indicado principalmente para os casos mais simples. Já para lesões mais graves, o alergista em Madureira pode prescrever o uso de antifúngicos orais. Também é bom evitar ao máximo utilizar roupas molhadas e sapatos fechados.

Já o tratamento da alergia de pele dependerá da causa. No geral, a primeira coisa a ser feita é suspender o uso ou afastar o agente que está causando a reação na pele. A fim de tratar as lesões que são formadas, o seu médico pode prescrever o uso tópico de corticóide e anti-inflamatório oral. 

Agende sua consulta com um alergista em Madureira!

Embora existam diferenças entre micose e alergia na pele, o correto diagnóstico e tratamento só pode ser feito por um alergista em Madureira. Por isso, cuide da sua saúde e entre em contato agora mesmo para agendar a sua consulta na Rio Norte Saúde!