TDAH e a importância do diagnóstico precoce

Tempo de leitura: 2 minutos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é chamado também pela sigla TDAH e afeta várias crianças em idade escolar. Estudos têm demonstrado que, como suas manifestações clínicas variam dos três aos sete anos, o diagnóstico deve ser feito a partir dos sete anos!

TDAH: diagnóstico precoce ajuda no desenvolvimento

 

Existem dois fatores específicos que podem atrasar a análise e o diagnóstico precoce: O primeiro fator está relacionado ao número de irmãos. Famílias com três ou mais filhos atrasam 30% na detecção e no diagnóstico de doenças. 

 

O segundo fator é a correlação entre as idades dos pais e dos filhos. Ou seja, quanto maior a diferença, maior o atraso no reconhecimento do TDAH. Entenda por que lutar contra o atraso do diagnóstico do TDAH ajuda imensamente famílias e crianças:

Muito comum, mas pouco diagnosticado

O transtorno do déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) é o transtorno de comportamento mais comum na infância, com o maior número de publicações científicas. Afeta crianças e adolescentes em todo o mundo e cerca de 60% das pessoas restantes apresentam sintomas de desatenção, impulsividade e inquietação ao longo da vida.

 

Por que é difícil diagnosticar precocemente?

A maior dificuldade no diagnóstico precoce é reconhecer os sintomas de desatenção em crianças pequenas, pois não se espera que essas crianças permaneçam alertas por longos períodos de tempo. No entanto, testes específicos podem ser realizados para cada faixa etária, e pais, professores e médicos experientes serão capazes de determinar se a capacidade de atenção é suficiente para manter o foco e a concentração. Surgirão sintomas de hiperatividade e impulsividade, que podem ser reconhecidos ainda antes dos 3 anos.

Tratamento para TDAH: o que seguir?

O tratamento para o TDAH prescrito pelo seu médico pode envolver tratamento e intervenções comportamentais para crianças menores de seis anos. Também é possível recomendar a terapia baseada em psicoestimulantes, mas para isso o médico responsável (geralmente um especialista, como o psiquiatra) precisa prescrever, afinal, ele deve cuidar do paciente com cuidado, já que se trata de uma criança.

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde!

O diagnóstico e a intervenção precoces no transtorno do déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) podem trazer benefícios significativos e melhorar o desempenho escolar e a vida social e familiar.

 

Com estrutura completa, possibilidade de consultas e exames no mesmo lugar, e uma equipe completa de pediatra em madureira a seu dispor, a Rio Norte Saúde é uma clínica que presta um atendimento humanizado para você e sua família. Está com suspeita de algum problema comportamental e de atenção com seu filho? Agende hoje mesmo sua consulta com um de nossos especialistas, aqui em Madureira.

 

Aproveite para entrar em contato conosco e fazer o agendamento ainda para esse ano! Estamos a todo vapor para cuidar da sua família.