Dia Mundial do Diabetes: Qual Médico Trata a Doença?

Tempo de leitura: 2 minutos

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina produzida no pâncreas. A doença afeta de forma negativa, praticamente, todos os órgãos e, caso não seja tratada, pode levar o paciente à morte. E você sabe qual médico trata o diabetes? A seguir, vamos esclarecer a dúvida.

O que provoca o diabetes?

Antes de qualquer coisa, você sabe, de fato, o que é e o que provoca o diabetes? Basicamente, diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio responsável pelo aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo.

Ou seja, o quadro de diabetes ocorre quando o pâncreas não produz insulina ou quando a insulina produzida não é suficiente e bem aproveitada pelo organismo. Temos a diabetes gestacional, o pré-diabetes, diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. E quais os sintomas típicos?

  • Perda de peso;
  • Visão embaçada;
  • Fraqueza e fadiga;
  • Náusea e vômito;
  • Mudanças de humor;
  • Fome e sede frequentes;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Vontade de urinar várias vezes ao dia;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins e pele.

No tratamento do diabetes, o paciente pode ter indicação para realizar mudanças nos hábitos alimentares, visando controlar os níveis de glicose no organismo. Além disso, pode ser necessário fazer aplicação de insulina e utilizar alguns medicamentos específicos.

Tratamento do diabetes: qual médico é o responsável?

Tratamento do diabetes: qual médico é o responsável?

A insulina é um hormônio. Logo, o tratamento do diabetes, que é causado por problemas na produção e no aproveitamento da insulina pelo organismo, é conduzido por um médico endocrinologista, profissional especializado no sistema endócrino (que produz hormônios).

No entanto, saiba que o tratamento do diabetes é multidisciplinar. Ou seja, envolve também a participação de profissionais da área da nutrição e da educação física, por exemplo, assim como outras especialidades médicas caso haja alteração em outros órgãos.

O objetivo do tratamento é controlar o nível de glicose no sangue. Para que isso seja possível, é necessário adotar um planejamento alimentar personalizado e orientado, realizar atividades físicas e, em alguns casos, aplicar insulina e utilizar medicamentos específicos.

Consulte um endocrinologista na Rio Norte Saúde

Em 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, mas todo dia é dia de alertar para os riscos da doença e incentivar a adoção do tratamento, conduzido por uma equipe multidisciplinar que inclui médico endocrinologista e nutricionista, por exemplo.

E na Rio Norte Saúde você tem acesso não apenas aos exames diagnósticos, mas também ao acompanhamento com endocrinologista e nutricionista especializados para criar um plano de tratamento personalizado, seguro e eficiente para o seu caso. Agende uma consulta.