A importância do risco cirúrgico

Tempo de leitura: 4 minutos

A tomada de decisão cirúrgica evoluiu ao longo do tempo, tornando-se uma decisão multifacetada que depende de diversos fatores. Com isso, o risco cirúrgico é um procedimento que antecede toda e qualquer operação. Trata-se de uma etapa pré-operatória tão importante quanto a cirurgia em si, pois serve para que o médico possa obter informações imprescindíveis sobre o estado clínico e condições de saúde da pessoa que irá passar por uma cirurgia. Qualquer médico pode fazer esta avaliação, mas, tradicionalmente, ela é conduzida por um clínico geral ou cardiologista em Madureira.

O que é e para que serve o risco cirúrgico?

O risco cirúrgico é, basicamente, uma avaliação feita a fim de estimar o risco do paciente durante a cirurgia. Trata-se de um procedimento pré-operatório que avalia a condição clínica do paciente de modo completo e atualizado, impedindo assim que futuras complicações possam ocorrer durante e depois da cirurgia. Idade e histórico de doenças do paciente, assim como problemas crônicos e outras características influenciam nas avaliações do risco cirúrgico e devem ser consideradas durante a cirurgia.

Após a realização dessas avaliações, é possível reduzir significativamente a probabilidade de ocorrerem sequelas ou problemas fatais. Embora nem todo mundo precise de exames laboratoriais, eles são essenciais para fornecer informações valiosas que indicam possíveis problemas, tais como anemia, deficiência de vitaminas e outros.

Como é feita a avaliação do risco cirúrgico?

O primeiro passo é o diálogo entre o clínico geral ou cardiologista em Madureira e o paciente, para fazer um levantamento do histórico de saúde. A conversa é conduzida por diversas perguntas relacionadas à idade do paciente, ao histórico médico-familiar dele e às doenças crônicas que pode ter. É levado em conta também qual a cirurgia ele será submetido.

Pequenos exames físicos também podem ser feitos, pois ajudam na tomada de decisão do risco cirúrgico. E, além disso, de acordo com o caso de cada paciente, a suspensão do uso de medicamentos pode ser indicada, bem como a realização de alguns exames:

  • Eletrocardiograma
  • Hemograma completo
  • Teste ergométrico
  • Raio-X toráxico
  • Cintilografia miocárdica;
  • Ecocardiograma.

Quais são os benefícios do risco cirúrgico?

O risco cirúrgico pode ser feito em pacientes de todas as idades, antes da realização de diversos tipos de cirurgias diferentes. Isso porque toda cirurgia, por mais simples que pareça, pode resultar em complicações irreversíveis ou agravar alguma doença já existente. Assim, o risco cirúrgico é uma análise que acaba atuando como medida de segurança tanto para o cirurgião quanto para o paciente, reduzindo as chances de sequelas pós-operatórias, de complicações durante a operação e até mesmo de morte.

O objetivo de fazê-lo é concluir se a cirurgia pode ou não causar problemas para a saúde do coração, uma vez que uma parte significativa das complicações pós-operatórias ocorre no sistema cardiovascular. Dessa forma, pacientes que já possuem problemas crônicos são os mais beneficiados por esse tipo de exame. No entanto, é imprescindível que seja realizado em todos os pacientes, sobretudo por ser possível detectar quaisquer problemas.

Para pacientes com mais de 60 anos, com hipertensão ou diabetes, a avaliação de risco cirúrgico será ainda mais minuciosa e realizada com mais cuidado, pois essas doenças podem levar a diversas complicações.

Avaliação do risco cirúrgico na Rio Norte Saúde

O risco cirúrgico é uma importante avaliação médica antes de qualquer intervenção cirúrgica. Após a realização dos testes e exames, se tudo estiver bem, a cirurgia poderá ser agendada. Ou, então, o médico fará as orientações necessárias para que seja diminuído, ao máximo, o risco de complicações na cirurgia.

A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa que conta com mais de 15 especialidades e diversos tipos de exame em um mesmo local para o maior conforto e comodidade de todos os pacientes. Agende uma consulta com um clínico geral ou cardiologista em Madureira!