Gripe ou alergia? Saiba diferenciar!

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o início do outono, as temperaturas começam a cair e… logo, muitas pessoas começam a apresentar sintomas como tosse, coriza, dor de garganta e muito mais. Esses sintomas, típicos de resfriados e alergias, como rinite, confundem muitas pessoas, e entender o que está acontecendo com seu corpo é crucial para tomar as medidas certas.

Como saber se estou com rinite ou outro problema?

Saber diferenciar os sintomas entre um problema e outro é crucial, tanto para o paciente como para o médico que irá cuidar do caso. É importante lembrar que são problemas completamente diferentes, sendo que a alergia é uma reação do corpo a algum fator externo e a gripe ou resfriado são infecções de vírus. Sendo assim, é importante compreender os sintomas de cada um e medicar corretamente essas condições. Compreenda mais:

Observe o catarro

Primeiro de tudo, é importante avaliar a cor do catarro. Ambos problemas apresentam sintomas parecidos como coriza, nariz entupido e presença de muco. Porém, um grande diferencial entre as duas condições é a cor. Se a cor é clara, você provavelmente é alérgico. Se é amarelado, verde ou acinzentado, geralmente é um sintoma de um resfriado ou gripe. Inclusive, o muco de uma crise alérgica geralmente é transparente.

Quais sintomas específicos da rinite alérgica?

Os sintomas mais comuns são coriza, nariz entupido ou com coceira e muitos espirros, seguidos. Eles costumam acompanhar sintomas oculares, como coceira, vermelhidão e olhos lacrimejantes. Esses sintomas podem melhorar espontaneamente. O diagnóstico de rinite alérgica é clínico com base em dados históricos e exame físico atualmente classificado com base na gravidade dos sintomas e seu impacto na qualidade de vida do paciente. 

É importante procurar um médico que investigue as causas das alergias e recomende o tratamento mais apropriado para controlar a doença, promover a prevenção de crises e aliviar os sintomas de maneira segura e eficaz.

E os sintomas da gripe?

A gripe, por ser causado por um vírus, apresenta sintomas diferentes, onde: febre relativamente alta que dura mais de três dias, acompanhada de suor e calafrios;dor de ouvido; dor de garganta; dor de garganta; congestão nasal e espirros.

 

Como tratar essas condições?

Não existem medicamentos para vírus da gripe, e não existe tal necessidade, porque é uma condição muito leve. Os remédios indicados geralmente são para tratar os sintomas que podem causar desconforto, como nariz entupido, tosse seca, coriza ou garganta inflamada.

E no caso da alergia? Anti-histamínicos, que são os antialérgicos, descongestionantes nasais e medicamentos a base de corticoides são os medicamentos mais usados para tratar uma crise rinite alérgica.

É importante lembrar que apenas o médico pode receitar esses medicamentos. A rinite alérgica precisa de acompanhamento longo, pois é preciso examinar o que causa as crises e afastar o paciente deles. Pelos de animais, ácaro, poeira, pólen e cheiros fortes são os principais desencadeadores de crises alérgicas.

 

Está com algum desses problemas? Agende otorrino em Madureira!

Que tal tratar qualquer condição do sistema respiratório da melhor forma possível? Entre em contato conosco e agende sua consulta.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra