Novembro azul e a importância de fazer um check-up completo

Tempo de leitura: 3 minutos

A Campanha Novembro Azul, que incentiva os homens a realizar um check-up preventivo para investigar os riscos do câncer de próstata, vêm ganhando cada vez mais relevância no calendário nacional de saúde! O câncer de próstata afeta um em cada seis homens com mais de 40 anos. Em cerca de 60% dos diagnósticos, o paciente apresenta lesões mais agressivas. Sendo assim, a prevenção sempre será a melhor recomendação.

Novembro azul e check-up completo: prevenção é a melhor opção

Como muitas pessoas dizem, inclusive os especialistas, prevenir sempre será melhor do que tratar a doença! O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Normalmente, o câncer de próstata é assintomático, mas em casos graves apresentam sintomas. Aprenda mais sobre essa doença nesse artigo e procure o check-up completo para se manter longe do câncer de próstata:

Sintomas do câncer de próstata

Mesmo que nem sempre apresente sintomas, o câncer de próstata, quando em estado avançado pode causar algumas mudanças no corpo do paciente acometido pela doença. 

Em estágios muito avançados, o paciente pode ter dificuldade para urinar, sangramento na urina e sintomas devido ao câncer avançado, como insuficiência renal e dor nos ossos. 

 

Estima-se que 95% dos casos já estão avançados quando os sintomas começam a aparecer. A incidência da doença aumenta com a idade. No caso de diagnóstico precoce do tumor, ou seja, em estágio inicial e limitado à próstata, a probabilidade de cura chega a 90% dos casos.

Por que o check-up é tão importante?

A detecção precoce da doença permite um tratamento eficaz em 9 entre 10 casos. Conforme a medicina progride, os exames e tratamentos se tornam menos invasivos e mais precisos. Como resultado, as taxas de cura em pacientes com doença precoce podem chegar a 90% e com melhores taxas de sobrevivência. 

 

Os dois grandes aliados para a detecção precoce do câncer são o exame de toque retal e o exame de sangue de dosagem de PSA, substância produzida pela próstata que aumenta no sangue indicando problemas de glândula. Em alguns casos, a ressonância magnética multiparâmetro e a biópsia da próstata são indicadas para o diagnóstico!

 

Quando fazer o check-up preventivo?

Recomenda-se que a maioria dos homens comece esses exames aos 50 anos e os repita anualmente. No caso de pessoas negras e com parentes de primeiro grau com histórico de câncer de próstata (pai e irmãos), recomenda-se a realização dos exames anualmente após os 40 anos.

Que tal fazer seu check-up preventivo de câncer de próstata em Madureira? Agende uma consulta na Rio Norte Saúde!

Com estrutura completa, possibilidade de consultas e exames no mesmo lugar, e uma equipe completa a seu dispor, a Rio Norte Saúde é uma clínica que presta um atendimento humanizado para você e sua família. Está com suspeita de algum problema na próstata? Agende hoje mesmo sua consulta com um de nossos urologistas em Madureira.