Qual é o médico que cuida do metabolismo?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você provavelmente já disse ou ouviu alguém dizer que não consegue perder peso porque tem um metabolismo lento. Essa é uma fala bastante comum e, embora haja alguma verdade nisso, existem outros fatores que desempenham um papel maior em seu peso. De qualquer forma, é extremamente importante consultar um nutricionista e um endocrinologista em Madureira, a fim de adotar uma dieta saudável e avaliar o seu organismo.

O que é metabolismo?

Antes de mais nada, vamos entender o que isso significa. O metabolismo é um termo utilizado para descrever todas as reações químicas que ocorrem nas células do organismo e garantem as necessidades estruturais e energéticas de um ser vivo. 

Dessa forma, pode ser definido como os processos pelos quais seu corpo converte os alimentos e nutrientes que você consome em energia. Essa é a energia que você precisa para respirar, pensar, digerir, circular o sangue, regular a temperatura corporal e realizar outras funções necessárias para sustentar a vida.

As reações que compõem o metabolismo podem ser classificadas em dois grandes processos metabólicos: 

  • Anabolismo ou metabolismo construtivo: a síntese de todos os compostos necessários às células. Como resultado, pequenas moléculas se transformam em moléculas maiores e mais complexas de carboidratos, proteínas e gorduras;
  • Catabolismo ou metabolismo oxidativo: é o processo que produz a energia necessária para todas as atividades nas células. As células quebram grandes moléculas, principalmente carboidratos e gorduras, para liberar energia.

Nutricionista e endocrinologista em Madureira: a importância de uma equipe multidisciplinar de saúde

Os hormônios regulam o metabolismo, a respiração, o crescimento, a reprodução, a percepção sensorial e o movimento. Dessa forma, o endocrinologista em Madureira é um médico especializado que diagnostica e trata desequilíbrios hormonais e outros problemas com as glândulas endócrinas do corpo. 

Ou seja, ele lida com o metabolismo e todos os processos bioquímicos que fazem seu organismo funcionar, incluindo como o seu corpo transforma o alimento em energia e como ele cresce.

Além disso, o metabolismo está intimamente ligado à disponibilidade de nutrientes. Assim, é importante consultar um nutricionista em Madureira, para entender um pouco mais sobre os nutrientes e como o corpo os utiliza. Além, é claro, de ter um plano alimentar personalizado para você, de acordo com a sua idade, peso e etc. 

Conheça algumas doenças metabólicas

As doenças endócrinas e metabólicas abrangem uma vasta gama de condições, como por exemplo:

Diabetes mellitus

O diabetes mellitus é uma das doenças metabólicas mais comuns. O objetivo do endocrinologista em Madureira é prevenir complicações ou, ainda, reconhecer as complicações precocemente, quando elas podem ser tratadas com eficácia. Isso inclui o controle do açúcar no sangue, do colesterol e da pressão arterial, bem como a detecção precoce de danos aos olhos, rins e nervos.

Osteoporose

A osteoporose também é uma doença metabólica comum. Por isso, você pode ser encaminhado para um endocrinologista, a fim de confirmar o diagnóstico da doença. Esse médico é especializado no tratamento e prevenção da perda óssea e prevenção de fraturas. Ele irá avaliar se existem outras condições que levem à perda óssea, determinar sua gravidade e selecionar o melhor tratamento.

No geral, o tratamento para osteoporose indicado pelo endocrinologista em Madureira consiste em medicamentos, além da ingestão adequada de cálcio e vitamina D.

Hipotireoidismo

A tireoide é uma pequena glândula localizada na parte frontal do pescoço que mantém o metabolismo funcionando normalmente. Como ela controla grande parte do seu metabolismo, deve funcionar adequadamente para que você permaneça saudável e se sinta bem.

Assim, o hipotereoidismo é uma condição em que não há hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) suficientes na corrente sanguínea. Consequentemente, o metabolismo fica lento. Isso pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual. 

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde

O corpo clínico da Rio Norte Saúde se dedica a garantir que os pacientes recebam os cuidados exatos que precisam e esperam. Para sua comodidade e segurança, temos uma equipe multidisciplinar, com mais de 15 especialidades para ajudar a manter a sua saúde em dia. Entre em contato conosco e agende uma consulta com um endocrinologista em Madureira!