Como a quantidade de água que você bebe afeta sua saúde?

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é novidade para ninguém que a saúde pode ser afetada pela quantidade de água que você bebe. Afinal, cada célula do nosso corpo precisa de água para funcionar corretamente. Daí a importância de mantê-lo sempre bem hidratado. Mas você sabe como isso acontece? No artigo de hoje da Rio Norte Saúde vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, explicando como se hidratar condiciona o seu estado físico e mental. Portanto, continue a leitura!

Descubra como sua saúde pode ser afetada pela quantidade de água que você bebe

A água é um elemento essencial para o organismo humano. E não se trata apenas de matar a sede. A sua saúde pode ser afetada pela quantidade de água que você bebe porque uma boa hidratação implica o bom funcionamento de todas as células e órgãos, desde o transporte de nutrientes e oxigênio pelo corpo, até a regulação da temperatura corporal. 

Dito isso, a seguir, veja como a sua ingestão de água afeta as diferentes funções do seu corpo e assuma o controle da sua saúde através de um hábito tão simples como se hidratar adequadamente.

Efeitos na temperatura corporal

Seu corpo gera calor com qualquer movimento que você faz, não importa o quão pequeno seja. Mas nossa temperatura central é mantida pela hidratação, o que é chamado de termorregulação. 

Portanto, sobretudo em momentos de maior calor, como exercícios ou ambientes quentes, é importante beber água para manter essa regulação e fazer com que ela seja movida para a superfície da pele, onde evapora.

Efeitos na atividade física

A água oferece muitos benefícios para o nosso organismo. Isso porque além de ajudar a regular a temperatura do corpo, também contribui para regular a pressão sanguínea e o transporte eficiente de nutrientes e resíduos nos músculos. A desidratação, então, reduz a nossa capacidade física. 

Assim, se não estivermos suficientemente hidratados, é normal sentir-se cansado porque não conseguimos regular a temperatura corporal. Por isso, é importante beber bastante água durante o exercício para evitar diminuição da resistência, aumento da fadiga e falta de ar.

Efeitos nas funções cognitivas

Devido à desidratação leve, as funções cognitivas podem diminuir. De maneira geral, isso pode torná-lo menos focado, fazer com que tenha menos memória de curto prazo, até causar tontura, confusão e distúrbios de humor. Afetando, assim, as suas atividades diárias.

A ingestão de água, por outro lado, pode aumentar os níveis de energia e melhorar as funções cerebrais, ajudando-nos a ser mais produtivos e eficientes.

Efeitos nas funções gastrointestinais

Certifique-se de se hidratar de forma adequada ao longo do dia para auxiliar na produção de sucos digestivos. Isso é muito importante porque um dos efeitos mais comuns da desidratação é a prisão de ventre. 

Embora não signifique que seja a única causa, se você costuma sofrer com constipação intestinal, beber mais água pode ajudar. Junto, é claro, com algumas mudanças nos hábitos alimentares.

Efeitos na função renal

Os rins são os órgãos responsáveis ​​por filtrar o sangue para remover substâncias tóxicas e resíduos de nosso corpo. Se o seu corpo não tiver uma boa hidratação, esses órgãos funcionarão bem. 

Ou seja, como resultado, você terá uma quantidade maior de toxinas em seu organismo. Dessa forma, beber água o ajudará a eliminar toxinas e a se sentir bem, além de prevenir doenças renais. 

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde!

Não existe uma fórmula que determine exatamente quanta água devemos beber diariamente para uma boa saúde. Normalmente, o recomendado é entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Porém, vale ressaltar que a quantidade de água que bebemos é determinada por uma série de fatores. 

Seguir a sua intuição e sede é fundamental, mas também deve-se prestar atenção a outros indicadores, como calor, cansaço, sudorese, dor de cabeça, falta de concentração, etc.

E, para te ajudar nesse processo e responder outras dúvidas relacionadas a como a saúde pode ser afetada pela quantidade de água que você bebe, é extremamente importante consultar um clínico geral em Madureira. Para que você possa fazer isso com segurança, a Rio Norte Saúde é uma clínica completa que segue todos os protocolos e orientações dos órgãos competentes no combate ao coronavírus.

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra