Quais as principais DSTs existentes e como tratá-las?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

As DSTs, como o próprio nome indica, são doenças sexualmente transmissíveis, quando o sexo é feito sem proteção, ou seja, sem camisinha. Algumas delas, felizmente, tem cura com o correto diagnóstico e tratamento, como no exemplo da gonorréia e sífilis. Contudo, existem doenças que não tem como extirpá-las ainda, como no caso da AIDS, em que o sistema imunológico do paciente sofre um grande enfraquecimento, expondo-o a muitas doenças. É importante lembrar que apenas o uso de camisinha na relação sexual já é suficiente para barrar a transmissão dessas doenças!

Doenças sexualmente transmissíveis: conheça mais sobre elas e previna-se

Apesar da AIDS não ter cura, existe tratamento para controlar os sintomas e aumentar a qualidade de vida do paciente. As outras DSTs possuem cura e podem ser facilmente tratadas se o portador da doença procurar atendimento assim que perceber os principais sintomas. Procurar ajuda não é sinal de vergonha e os profissionais da saúde não irão julgar o paciente, pelo ao contrário, irão orientar e prescrever o tratamento mais eficiente para o caso, por exemplo. Conheça mais sobre as DSTs mais comuns e como tratá-las. Confira e agende sua consulta com o ginecologista!

AIDS (HIV)

a AIDS é uma doença causada pela infecção do vírus HIV, chamado também de vírus da imunodeficiência adquirida. A AIDS caracteriza-se por ser uma infecção que compromete gravemente o sistema imunológico, fazendo com que ele não proteja o corpo dos agentes externos como bactérias, células cancerígenas, parasitas e até mesmo outros vírus.

Infelizmente, o HIV é um desafio para a medicina e sua cura ainda não foi encontrada, mas o tratamento atual envolve fortalecer o sistema imunológico do paciente com diversos medicamentos. A AIDS pode ser transmitida pelo ato sexual sem camisinha, assim como pelo compartilhamento de seringas infectadas.

Sífilis

A sífilis é uma DST causada pela bactéria Treponema pallidum e tem como característica inicial o aparecimento de uma pequena ferida nos órgãos sexuais. Essa ferida não dói, não coça e nem arde. Em alguns dias essa ferida some, dando a entender que o paciente está curado, sendo que não está. Se não for tratada ela continua a crescer e apresentar manchas no corpo do paciente, assim como em sua fase mais grave ela pode atacar o sistema nervoso central causando sintomas irreparáveis como cegueira, paralisias e até mesmo depressão.

Atualmente a sífilis tem cura que é feita pela ingestão de antibióticos como penicilina G ou eritromicina.

Gonorréia

Considerada a DST mais comum, a gonorréia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Ela apresenta sintomas diferentes em homens e mulheres, mas os mais comuns são coceira na região genital, acompanhada de pus, sangramento, dores de gargante e a presença de inflamação no local e ardência ao urinar. A gonorréia possui cura, mas precisa ser tratada rapidamente com o uso de antibióticos adequados. Inclusive, com a medicação adequada essa doença é extirpada em 3 dias.

HPV

HPV é um vírus, chamado de Papiloma Vírus Humano. Ele causa verrugas e lesões na pele do paciente, assim como é mais perigoso nas mulheres, já que pode gerar lesões internas no útero, que podem se transformar em câncer posteriormente. Esse vírus possui cura, mas precisa ser investigado corretamente para não causar câncer posteriormente.

Outras doenças sexualmente transmissíveis

Existem ainda outras DSTs, como por exemplo:

  • Herpes genital;
  • Tricomoníase;
  • Clamídia;
  • Hepatites virais;
  • Donovanose.

Conte com a Rio Norte Saúde

A policlínica Rio Norte Saúde possui mais de 15 especialidades a seu dispor e com preços especiais. Aproveite para agendar sua consulta com o ginecologista!