Quer parar de menstruar? Saiba se isso traz riscos à saúde

Tempo de leitura: 3 minutos

Para algumas mulheres, menstruar é um momento sagrado. Porém, para outras, esse fluxo mensal traz fortes efeitos colaterais, como cólicas, alterações de humor e sangramento intenso, que podem fazer com que as atividades diárias pareçam impossíveis. Não importa de que lado da moeda você esteja, é provável que já tenha pensado sobre parar de menstruar, mas ficou com dúvidas se isso traz riscos para a sua saúde.

Independentemente do motivo, se é porque você tem planos ou deseja interromper a menstruação por um longo período, é importante falar sobre isso e que não seja considerado um tabu. Afinal, muitas meninas e mulheres têm dúvidas acerca desse assunto.

E, então, parar de menstruar traz riscos para a saúde?

A resposta para essa pergunta parece bem simples, porém não existe exatamente um consenso entre os especialistas. Por um lado, pode não fazer mal, pois a menstruação não nada mais é do que uma descamação do endométrio e, tratando-se apenas do descarte de um tecido que não será utilizado, não existe nenhum prejuízo ao organismo ao escolher não menstruar. 

Neste contexto, interromper a menstruação seria na verdade benéfico para algumas mulheres, que costumam sofrer com retenção de líquidos, inchaço abdominal, dor de cabeça, indisposição, entre outros sintomas.

Contudo, por outro lado, acredita-se que se a menstruação acontece naturalmente, então não é algo inútil. Inclusive, é extremamente importante para entender como vai a saúde da mulher. Afinal, observar o período menstrual de uma paciente ajuda a diagnosticar doenças como a síndrome do ovário policístico, endometriose e problemas hormonais.

Com isso em mente, parar de menstruar é, na prática, uma questão de escolha. Porém é fundamental que você esteja ciente de todos os prós e contras dessa decisão.

Como interromper a menstruação de forma segura?

Se você já decidiu que deseja parar de menstruar, antes de mais nada, é fundamental procurar um ginecologista em Madureira. Durante a consulta, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o seu período, até como forma de conhecer melhor o seu próprio corpo e organismo. 

Além disso, com esse acompanhamento especializado, é possível avaliar como está a sua saúde e qual é o método para interromper a menstruação mais adequado para o seu caso. Normalmente, os métodos mais utilizados são o anticoncepcional oral, o DIU de cobre, a injeção hormonal e o implante subcutâneo.

No entanto, antes de escolher um deles, é preciso passar por uma criteriosa avaliação clínica. O objetivo disso é garantir que você não tenha nenhum fator de risco que piore com o uso de hormônios, como, por exemplo, histórico de hipertensão, trombose, etc.

Agende a sua consulta com um ginecologista em Madureira!

Cada mulher tem um organismo e o que funciona para uma pode não funcionar para a outra e ainda trazer sérios problemas de saúde. Por esse motivo, somente após passar por consulta e realizar diversos exames é que o médico poderá indicar o hormônio certo para cada paciente.

Portanto, agende agora mesmo a sua consulta com um ginecologista em Madureira! A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa que oferece consultas e exames no mesmo local para o seu maior conforto e comodidade. E, visando a segurança de todos, desde o começo da pandemia seguimos todos os protocolos e medidas de prevenção e combate ao coronavírus.