Exames que precisam ser feitos durante e após a gravidez

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A gravidez é o sonho de muitas mulheres e, mesmo se não for planejada, é necessário que a mulher faça diversos exames durante e depois da gestação. Isso é muito importante tanto para saber sobre seu estado de saúde, como para garantir que o bebê nasça saudável e cresça bem. Sendo assim, existe uma lista de exames obrigatórios durante o pré natal e até mesmo depois da gravidez.

Como ter uma gravidez saudável?

Ter uma gravidez saudável é um desejo de muitas mulheres, já que geralmente irá promover um nascimento tranquilo e consequentemente influenciará positivamente na saúde do bebê. Fazer o pré natal é a principal indicação para se conseguir acompanhar cada fase da gestação, além de poder descobrir o sexo do bebê e prever a data do nascimento. Saiba mais sobre quais são os exames indispensáveis na gravidez e após o parto:

12 exames obrigatórios na gravidez

Durante a gravidez, a mulher precisa obrigatoriamente fazer os seguintes exames: hemograma, tipo sanguíneo e fator Rh, glicemia, VDRL (para diagnosticar sífilis), exame de HIV, teste para rubéola, CMV (para diagnosticar citomegalovirus), teste para toxoplasmose, teste para hepatites B e C, ultrassom e papanicolau.

Esses exames são para se certificar de que a mulher está com saúde e sem doenças prejudiciais para o bebê, como a sífilis, que pode causar cegueira e problemas neurológicos. 

Quais os tipos de ultrassom que devem ser feitos na gravidez?

Durante a gravidez, além dos exames laboratoriais e testes para doenças infecciosas, é essencial que sejam feitos os ultrassons para avaliar o crescimento do bebê, sua saúde, peso e muito mais. É importante lembrar que com o ultrassom é possível descobrir malformações, algumas síndromes e problemas genéticos. Muitas mulheres procuram o ultrassom para descobrir o sexo do bebê e poder ver seu rostinho antes mesmo do nascimento com o ultrassom 4D.

Entre os exames de ultrassom que devem ser feitos na gravidez, pode-se citar: ultrassom transvaginal, ultrassom morfológica do primeiro trimestre, ultrassom morfológica do segundo trimestre, ultrassom obstétrica, ultrassom com doppler colorido. Os ultrassons em 3D e 4D são opcionais.

E depois da gravidez, quais exames fazer?

Muitas mulheres após a gestação não cuidam de sua saúde, podendo apresentar hipertensão, infecção urinária, diabetes, alterações na tireóide e trombose. Sendo assim, depois da gravidez é recomendado que a mulher faça um check-up que envolva diversos exames de sangue, assim como os exames de imagem para saber a saúde geral dos órgãos e do coração. Cuidar da própria saúde é essencial para ter vigor para cuidar do recém nascido.

Conte com a Rio Norte Saúde

Contando com todos os exames que a mãe e o bebê precisam durante e depois da gravidez, a Rio Norte Saúde possui toda a estrutura necessária para cuidar da sua família inteira. São mais de 15 especialidades e diversos exames, com atendimento humanizado e de qualidade. Confira agora mesmo e agende a sua consulta!

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra