Quando Fazer Ultrassom Transvaginal?

Tempo de leitura: 3 minutos

Nos cuidados com a saúde da mulher, existem exames preventivos e diagnósticos que são indispensáveis. É o caso do ultrassom transvaginal, também conhecido como ultrassom endovaginal ou ultrassom intravaginal, um exame de imagem que possibilita ao médico visualizar os órgãos reprodutores internos da mulher. Mas, quando e por que fazê-lo?

Ultrassom transvaginal: o que é e como funciona o exame?

Os cuidados com a saúde da mulher, que incluem consultar o ginecologista, ao menos, uma vez por ano e realizar exames preventivos, é essencial no diagnóstico precoce de uma série de doenças e alterações que podem comprometer a saúde e qualidade de vida.

O ultrassom transvaginal é um exame diagnóstico por imagem que, a partir de ondas de alta frequência sem radiação, permite visualizar órgãos e estruturas internas da área pélvica da mulher, especialmente órgãos e estruturas que compõem o aparelho reprodutor feminino.

Para a realização do ultrassom transvaginal é necessário introduzir um dispositivo chamado de transdutor portátil pela via vaginal. Sendo assim, é considerado um exame invasivo, mas que pode ser realizado tanto em laboratório quanto em consultório médico.

A paciente fica deitada em posição ginecológica (pernas entreabertas e joelhos dobrados) ao lado do aparelho de ultrassom. O dispositivo então é inserido para que as imagens sejam geradas. Não é necessário nenhum preparo especial, apenas esvaziar a bexiga.

Ultrassom transvaginal: o que é e como funciona o exame?

Quando e por que fazer ultrassom transvaginal?

Um exame como o ultrassom intravaginal pode ser indicado pelo ginecologista, basicamente, com dois propósitos: diagnosticar alterações na vagina, no útero, nos ovários, nas trompas e nos sistemas urinário e digestivo, assim como determinar o tempo de gestação, se o feto está alojado no útero e se a gravidez é única ou gemelar.

Ultrassom transvaginal para diagnóstico de alterações

Quando indicado para diagnosticar alterações na vagina, no útero, nos ovários, nas trompas e nos sistemas urinário e digestivo da mulher, o ultrassom transvaginal pode identificar miomas uterinos, endometriose, infecções como apendicite, cálculos nas vesículas e rins.

Ultrassom transvaginal para acompanhamento gestacional

No acompanhamento gestacional, o ultrassom endovaginal pode determinar o tempo de gestação da gestante a partir da medida do comprimento da cabeça às nádegas do feto, uma medição mais precisa do que o cálculo feito com base na data da última menstruação, por exemplo. O exame também identifica se o feto está alojado no útero e se é uma gravidez gemelar ou única, mas somente pode ser realizado entre a 5ª e a 24ª semana.

Para obter imagens de qualidade e garantir a segurança dos resultados, o exame de ultrassonografia transvaginal deve ser realizado em um local de confiança, com excelente infraestrutura e também médicos qualificados para realizá-lo.

Faça seu ultrassom transvaginal na Rio Norte Saúde

Em Madureira, no Rio de Janeiro, a clínica Rio Norte Saúde possui uma infraestrutura completa para consultas e exames, incluindo o ultrassom transvaginal. Se você está buscando um local confiável e seguro para realizar seus exames de rotina, não precisa mais procurar. Entre em contato e agende o melhor dia e horário.