Diabetes gestacional: causas, sintomas e prevenção

Tempo de leitura: 3 minutos

A diabetes gestacional é um tipo de diabetes em que o aumento da glicose (hiperglicemia) é causado pela gravidez. Em outras palavras, uma mulher com diabetes gestacional não foi diagnosticada com diabetes nos níveis usuais quando ela não estava grávida ou logo após o teste pré-natal no início da gravidez. Uma mulher não diabética que desenvolve diabetes gestacional “é diabética gestacional”.

Diabetes gestacional: entenda mais

De acordo com o Ministério da Saúde, nas últimas duas décadas houve um aumento progressivo no número de gestantes com diagnóstico de diabetes. Alguns dos fatores de risco são obesidade ou ganho de peso excessivo, hipertensão, idade materna mais avançada e história familiar de diabetes mellitus em parentes de primeiro grau. Descubra como a diabetes gestacional é diagnosticada, quais são os riscos para o seu bebê e como evitá-la:

Causas

Mudanças importantes no metabolismo ocorrem durante a gravidez para atender às demandas nutricionais do feto. O desenvolvimento da resistência à insulina (RI) na segunda metade da gestação é resultado dessa adaptação, mediada por hormônios da placenta, que garante um aporte adequado de glicose ao feto. No entanto, em algumas mulheres que engravidam com algum grau de RI, como sobrepeso / obesidade, ou síndrome dos ovários policísticos, esse estado fisiológico de RI será intensificado nos tecidos periféricos, causando a diabetes gestacional.

Como é feito o diagnóstico?

Durante a primeira consulta de pré-natal, a gestante faz o teste de glicemia de jejum. Se o valor obtido for igual ou superior a 126 mg / dL, considera-se que a mãe tem diabetes tipo 2. Porém, se o resultado estiver entre 92 mg / dL e 126 mg / dL, é feito o diagnóstico de diabetes gestacional. Em ambos os casos, uma segunda dose deve ser administrada para confirmação.

 

Quais os riscos para o bebê?

Bebês de mães com diabetes gestacional terão maior disponibilidade de glicose e aumentarão a produção de insulina para armazenar esse excesso como energia em suas células. Esse fato fará com que o bebê cresça mais do que o esperado e pode ficar gravemente ferido durante o parto. Além disso, níveis elevados de insulina podem levar a uma oxigenação fetal mais baixa, o que pode levar a problemas de desenvolvimento.

 

Como prevenir a diabetes gestacional?

A prevenção é feita da mesma forma que na diabetes tipo 2, ou seja, com alimentação saudável e exercícios. Carboidratos simples, como pão branco, açúcar refinado e arroz branco, devem ser evitados. Além dos grãos inteiros, você também deve considerar o consumo de verduras e legumes. Também é importante evitar um estilo de vida sedentário com a prática de pelo menos 30 minutos diários de corrida ou exercícios aeróbicos na prevenção do diabetes. Vale ressaltar que tanto a dieta alimentar quanto os exercícios devem ser realizados de acordo com as recomendações do médico e levando em consideração as contra-indicações obstétricas.

 

Faça exames na Clínica Rio Norte Saúde

Temos uma equipe completa de ginecologista em madureira para diagnosticar, tratar e te ajudar a prevenir a diabetes gestacional. Entre em contato conosco.