Tempo de leitura: 3 minutos
Na gestação, as futuras mamães podem ter um corrimento líquido com uma textura relativamente espessa e uma cor entre transparente, branco e amarelo. Não tem cheiro e não causa desconforto. Mesmo assim, muitas delas acabam se assustando com esse corrimento vaginal durante a gravidez, principalmente quando é mais intenso. Afinal, isso é algo normal ou não? Continue lendo para descobrir!
Indice
Então, o corrimento vaginal durante a gravidez é normal?
A quantidade de corrimento vaginal durante a gravidez varia de mulher para mulher, então algumas terão muito, enquanto outras terão pouco. Mas já vamos te tranquilizar logo no início e dizer que sim, na maioria dos casos, é normal que você tenha secreções antes, durante e até mesmo após a gravidez.
Esse corrimento é produzido pelo aumento do nível de estrogênio nas mulheres e pelo aumento do suprimento sanguíneo para o colo do útero e a vagina. Assim, atua para que o corpo mantenha seu equilíbrio químico e a limpeza vaginal. Portanto, é muito comum durante a gestação, especialmente no primeiro semestre, e não deve assustá-la.
Existem casos em que não é normal? Como diferenciar?
Como mencionado anteriormente, na maioria dos casos o corrimento vaginal durante a gravidez é normal. No entanto, é válido ressaltar que existem diferentes fatores que podem estimular o seu aparecimento e a quantidade. Alguns não são importantes e outros devem ser avaliados pelo seu obstetra em Madureira, como quando ocorre devido a uma inflamação da área vaginal ou presença de uma infecção.
Mas como diferenciar? Bom, de forma geral, o corrimento normal durante a gestação é esbranquiçado ou transparente, sem odor. Normalmente, é uma substância pegajosa que se parece com muco e não produz sintomas.
Por outro lado, o corrimento anormal é amarelo, com forte odor desagradável ou vestígios de sangue que podem fazer com que o corrimento pareça marrom. Pode ser acompanhada de coceira ou sensação de queimação na área vaginal. Quando o fluxo tem uma aparência anormal, é importante consultar seu obstetra em Madureira para não colocar a vida do bebê em risco.
Além disso, é importante distinguir entre a secreção do líquido vaginal e o vazamento de líquido amniótico, que ocorre no final da gravidez.
É possível evitar?
Muitas mulheres sentem desconforto com o corrimento vaginal durante a gravidez, mas não é possível evitá-lo por completo. De qualquer forma, existem algumas recomendações que ajudam a evitar que o seja tão incômodo, principalmente durante os primeiros dias ou semanas de gravidez:
- Tenha uma boa higiene íntima;
- Utilize roupas íntimas de algodão, evite peças fabricadas com tecido sintético;
- Mantenha sua roupa íntima o mais seca possível, trocando-a várias vezes ao dia para que não fique úmida;
- Use protetores diários, mas lembre-se de trocá-los com certa frequência, como a cada 3 ou 4 horas, para que a umidade não aumente o risco de infecções;
- Evite usar produtos perfumados na área vaginal, pois pode causar infecção;
- Não se automedique, procure sempre o seu obstetra em Madureira.
Agende uma consulta na Rio Norte Saúde!
A verdade é que muitas mulheres têm dúvidas e preocupações sobre corrimento vaginal durante a gravidez. E a melhor forma de ficar mais tranquila em relação a isso é realizando o pré-natal e tirando todas as dúvidas com seu médico. Por isso, agende agora mesmo uma consulta com um obstetra em Madureira!
Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.
Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.
Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.
Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra