Veja algumas dicas para amenizar as dores da cólica menstrual

Tempo de leitura: 3 minutos

Algumas mulheres sofrem de cólica menstrual. Durante este período, pode ocorrer dor pélvica na região inferior do abdome. Se a dor for forte ou continuar após o término da menstruação, seu médico deve descobrir o que está errado. 

Cólica menstrual: tem como melhorar

Cerca de 50% das mulheres podem sentir cólicas menstruais em algum momento de suas vidas e a dor pode ser leve ou intensa, afetando negativamente sua qualidade de vida. Separamos algumas dicas para melhorar os episódios de dor e a mulher ter uma menstruação mais tranquila:

Relaxe

É natural sentir-se cansada e desanimada durante a menstruação. E com a dor, é ainda mais difícil ir trabalhar ou se divertir. Recomenda-se relaxar e descansar. Tente deitar de barriga para baixo, apoiando-se em um travesseiro, apertando-o. Isso já alivia as dores e pode garantir uma boa noite de sono nos dias com cólica menstrual.

Beba alguns tipos de chás

Beba chá de canela, pois a canela alivia a dor ao aliviar as cólicas. Além disso, os chás de hortelã e capim-limão com propriedades calmantes também contribuem para o seu bem-estar.

Exercício físico

Pode parecer difícil querer se exercitar com dor, mas alongamento, ioga, caminhada ou andar de bicicleta, praticados de forma regular e moderada, liberam endorfina que tem a capacidade de diminuir a dor.

Bolsa de água quente

A bolsa de água quente é conhecida por décadas pelas suas qualidades, emitido estimula a irrigação, relaxando a musculatura e amenizando o impacto das contrações do útero.

Use medicamentos

Algumas mulheres usam analgésicos, mas como é a inflamação que causa a contração do útero, os medicamentos anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais adequados para combater as cólicas menstruais. A mulher deve ser examinada periodicamente por seu ginecologista em madureira para descartar doenças graves que podem se manifestar por cólicas. A cólica costuma ser intensa, mas pode ser tratada e praticamente passar despercebida, sem comprometer a rotina da mulher.

Cuidado: se a dor for forte demais pode ser endometriose

Endometriose é quando ocorre crescimento de células que revestem internamente o útero (endométrio) em outros locais do organismo.Ou seja, ocorre quando o tecido endometrial, chamado de implante endometrial, cresce fora da cavidade uterina, em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga.

 

Entre os sintomas que merecem atenção para essa doença, pode-se citar: Cólicas menstruais muito fortes; dor pélvica e lombar, que podem piorar durante a menstruação; dor durante e após a prática de relações sexuais; infertilidade; sangramento menstrual intenso; náusea e vômito e fadiga.

Consulte um ginecologista em Madureira na Rio Norte Saúde

Consultar um ginecologista em Madureira é muito importante se você sentir fortes cólicas menstruais em todos os ciclos. Afinal, um diagnóstico precoce pode resultar em um melhor gerenciamento dos seus sintomas. 

 

O médico poderá solicitar alguns exames, como a ultrassonografia transvaginal e ressonância magnética, além do exame ginecológico clínico. Tendo a certeza da endometriose, a melhor forma de tratamento será escolhida, sendo que geralmente envolve medicação ou cirurgia.