Doenças do coração: como prevenir doenças graves?

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma vez que as doenças cardíacas ocupam o primeiro lugar na causa de morte no Brasil, são atualmente uma das questões mais preocupantes na área da saúde. Os problemas mais comuns que afetam o sistema cardiovascular são infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, aneurisma da aorta e doença arterial coronariana. Entender como prevenir essas doenças é fundamental.

Como prevenir doenças graves do coração? Hábitos simples que fazem a diferença

Vários fatores contribuem para o aparecimento dessas patologias, entre eles: a aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura nas artérias, que faz com que elas envelheçam mais cedo, e que o sistema vascular perca sua elasticidade; maus hábitos, que são um problema cada vez mais comum em nosso intenso trabalho diário; e problemas genéticos. Entenda o que fazer para evitar essas doenças:

 

Coma comidas com menos sal e gordura

Alimentos ricos em gordura contribuem para a formação de placas ateroscleróticas, enquanto as gorduras trans e saturadas (muito presentes em fast foods e alimentos ultraprocessados) são os alimentos mais intimamente relacionados ao desenvolvimento da doença arterial coronariana. Muito sal pode fazer com que a pressão arterial suba, o que exige que o coração aumente sua força para fazer o sangue circular no corpo.

 

Esteja de olho no peso

A obesidade é um dos maiores vilões envolvidos nas doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Isso se deve principalmente à ligação entre esta doença e doenças como colesterol alto, diabetes e hipertensão. Para evitar o excesso de peso, além de prestar atenção na alimentação diária, você também deve praticar as atividades diárias por pelo menos 30 minutos. A frequência deve depender da sua situação: se você precisa perder peso ou controlar seu peso. Tendo em consideração o seu estado de saúde atual, tenha cuidado.

 

Não fume

Você sabia que os fumantes têm maior probabilidade de sofrer de doenças cardiovasculares? Os produtos químicos presentes nos cigarros (como a nicotina) causam o estreitamento das artérias, o que aumenta a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

 

Além disso, o dióxido de carbono da fumaça do cigarro compete com o oxigênio, o que faz com que o corpo e o coração trabalhem mais para oxigenar o corpo. Tudo isso leva à ocorrência de ataques cardíacos.

 

Agende uma consulta na Rio Norte Saúde e cuide do seu coração

Com estrutura completa, possibilidade de consultas com cardiologista em madureira no mesmo lugar, e uma equipe completa a seu dispor, a Rio Norte Saúde é uma clínica que presta um atendimento humanizado para você e sua família. Aproveite para fazer seus exames do coração, por que não agenda agora? Agende hoje mesmo sua consulta com um de nossos especialistas em Madureira.