Quais os sintomas da endometriose?

Tempo de leitura: 3 minutos

A endometriose é uma condição caracterizada pelo crescimento de células que revestem internamente o útero (endométrio) em outros locais do organismo. Ou seja, ocorre quando o tecido endometrial, chamado de implante endometrial, cresce fora da cavidade uterina, em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga. É incomum o tecido endometrial se espalhar além da região pélvica, mas não é impossível de ser encontrada no fígado, vagina, em cicatrizes cirúrgicas e até mesmo nos pulmões e cérebro. Tanto o diagnóstico quanto o tratamento da doença deve ser feito por um ginecologista em Madureira.

Essa é uma condição ginecológica comum, afetando até 10% das mulheres, principalmente durante a idade reprodutiva. A maioria das pacientes que recebem o diagnóstico de endometriose têm idade média entre 25 e 30 anos.

Os sintomas da endometriose

Normalmente, a endometriose não apresenta sintomas para grande parte das mulheres que apresentam essa condição. No entanto, existem sim pacientes que podem experimentar sinais e sintomas da doença, inclusive:

  • Cólicas menstruais muito fortes;
  • Dor pélvica e lombar, que podem piorar durante a menstruação;
  • Dor durante e após a prática de relações sexuais;
  • Infertilidade;
  • Sangramento menstrual intenso;
  • Náusea e vômito;
  • Fadiga;
  • Problemas intestinais e urinários, como dor, diarréia, constipação, inchaço ou presença de sangue nas fezes ou na urina.

Os sintomas geralmente são cíclicos, o que significa que podem ser mais intensos antes ou durante o período menstrual, melhorando em seguida. Contudo, algumas pacientes podem sofrer, principalmente com dores pélvicas ou abdominais, constantemente.

É importante que você consulte um ginecologista em Madureira e faça os exames ginecológicos regularmente, o que permitirá monitorar quaisquer alterações e realizar o correto diagnóstico. Até porque, outras condições médicas, como doença inflamatória pélvica (DIP), cistos no ovário e síndrome do intestino irritável (SII) podem ter sintomas parecidos com os da endometriose.

Por que a endometriose está associada principalmente à dor?

A endometriose é uma doença que está associada à dor, sobretudo antes e durante o período menstrual, justamente por conta da presença do endométrio funcional em regiões do organismo em que o tecido não deveria ser encontrado. Dessa forma, quando uma mulher com endometriose está menstruada, ela tem sangramento não apenas das células e tecidos dentro do útero, mas também pode ter sangramento nas células e tecidos fora dele. Quando o sangue toca esses outros órgãos, especialmente dentro do abdômen, pode causar inflamação e irritação, causando dor.

Às vezes, o tecido cicatricial também pode se desenvolver a partir da endometriose, que também pode contribuir para a dor. E, em pacientes com o quadro mais grave, a doença pode provocar aderências pélvicas.

Consulte um ginecologista em Madureira na Rio Norte Saúde

Consultar um ginecologista em Madureira é muito importante se você apresentar sinais que possam indicar endometriose. Afinal, um diagnóstico precoce pode resultar em um melhor gerenciamento dos seus sintomas. O médico poderá solicitar alguns exames, como a ultrassonografia transvaginal e ressonância magnética, além do exame ginecológico clínico. Tendo a certeza da endometriose, a melhor forma de tratamento será escolhida, sendo que geralmente envolve medicação ou cirurgia.

A Rio Norte Saúde é uma clínica do Rio de Janeiro, que possui um corpo clínico especializado. Para a sua comodidade, oferecemos consultas com ginecologista em Madureira e exames ginecológicos com qualidade e preços justos em um só lugar. Agende agora mesmo a sua consulta!