5 sintomas de DSTs que você não pode ignorar

Tempo de leitura: 4 minutos

Você acabou de ter relações com um novo parceiro e percebeu que algumas coisas estão diferentes depois. Você deveria esperar e ver se seus sintomas melhoram? Eles realmente significam alguma coisa? Você pode confiar que ele estava saudável? A verdade é que muitas pessoas que têm uma DST não sabem disso porque geralmente apresentam sinais ou sintomas que são tão sutis que passam despercebidos. No entanto, ficar atenta aos  sintomas comuns de DSTs que existem é muito importante, até para que você possa procurar um ginecologista em Madureira o quanto antes e receber tratamento mais cedo.

 

Conheça alguns dos sintomas comuns de DSTs

Existem certos sintomas de uma doença sexualmente transmissível que você não deve ignorar, especialmente porque existe a chance de você passar para outra pessoa e porque a progressão de uma DST pode levar a complicações de saúde adicionais. Mas é importante ter em mente que esses sinais também são semelhantes aos de condições mais inofensivas. Por isso, é fundamental agendar uma consulta com o seu ginecologista em Madureira para que as doenças sexualmente transmissíveis sejam descartadas ou tratadas o mais rápido possível.

 

Confira alguns dos sintomas comuns de DSTs:

 

Sangramento entre os períodos

Se você percebeu manchas ou sangramentos entre os períodos e não iniciou recentemente um novo controle de natalidade ou está grávida, então esse sintoma pode ser um sinal de algumas doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorréia. Outras causas também podem incluir endometriose. Por isso, agende uma consulta com o seu ginecologista em Madureira para determinar a causa certa e ter um diagnóstico correto.

 

Dor ao urinar

Não é normal sentir dor ao urinar! Geralmente, esse é um sinal de infecção da bexiga ou do trato urinário. No entanto, também pode ser um sintoma de clamídia ou gonorreia. Ambas as doenças são consideradas “infecções silenciosas”. Isso porque muitos pacientes nunca experimentam quaisquer sintomas perceptíveis. 

 

Contudo, se a dor ao urinar for acompanhada por corrimento incomum, dor durante o sexo e/ou dor abdominal inferior, é interessante fazer um check-up. Assim, se você estiver sentindo forte queimação e dor ao urinar, agende uma consulta com o seu ginecologista em Madureira

 

Cólicas abdominais 

Algumas DSTs, como a gonorreia, clamídia e tricomoníase, também podem causar cólica abdominal ou dor abdominal inferior. Isso pode ocorrer, inclusive, por conta de uma infecção dos órgãos reprodutivos femininos, geralmente como resultado da propagação de bactérias sexualmente transmissíveis para o útero, trompas de falópio ou ovários.

 

Inchaços dolorosos ou coceira

Algumas DSTs, como herpes genital, HIV e sífilis podem se manifestar em forma de erupções cutâneas, inchaços, verrugas ou feridas abertas que podem tornar a doença insuportável devido à necessidade constante de coceira e também pela dor causada. 

 

Todos esses sintomas podem levar a um diagnóstico sério que deve ser tratado imediatamente. Portanto, se você tiver um inchaço doloroso ou com coceira e não tiver certeza se é um pêlo encravado ou uma reação alérgica, peça ao seu médico para dar uma olhada.

 

Corrimento com coloração diferente

Você provavelmente já conhece o seu corpo e o corrimento que ocorre ao longo do seu ciclo menstrual, então também notará quando as coisas parecem um pouco diferentes. O corrimento esverdeado com um odor mais forte do que o normal, geralmente, significa que você tem algum tipo de infecção, que pode ser mais simples ou uma DST, como tricomoníase. Por outro lado, o corrimento vaginal que pode estar associado à gonorréia ou clamídia é geralmente mais amarelo ou turvo.

 

Precisando de um ginecologista em Madureira?

Idealmente, as mulheres devem fazer um check-up ginecológico regularmente. Mas, ao apresentar um dos sintomas listados acima ou até mesmo algum outro que você não saiba a causa, é imprescindível procurar um ginecologista em Madureira. A Rio Norte Saúde é uma policlínica completa que oferece consultas e exames no mesmo local, garantindo o máximo conforto e comodidade para todos os pacientes. Entre em contato e agende sua consulta!