Dúvidas frequentes sobre o câncer de mama

Tempo de leitura: 4 minutos

Enfrentar o diagnóstico do câncer de mama pode ser algo muito delicado. No momento em que uma mulher recebe o diagnóstico, as reações são diferentes para cada uma. Mas, no geral, é provável que você fique desanimada ou que tente lidar com a situação o mais normalmente possível. Mesmo assim, de qualquer forma, apesar do conhecimento que existe em torno desta doença e do desenvolvimento de tratamentos cada vez melhores, as perguntas frequentes sobre câncer de mama são muitas.

Pensando nisso, a Rio Norte Saúde reuniu as respostas para elas. Dessa forma, você pode encontrá-las tudo em um só lugar. Lembre-se, contudo, da importância de sempre tirar essas e outras dúvidas também com o seu ginecologista em Madureira.

Confira as respostas para as principais perguntas frequentes sobre câncer de mama

Muitas mulheres podem se sentir tristes e inseguranças com o diagnóstico do câncer de mama. Isso faz com que elas comecem a se questionar sobre diversas coisas. Por esse motivo, veja a seguir as principais perguntas frequentes sobre câncer de mama e as respostas para cada uma delas:

O que faço se detectar um caroço na minha mama?

Se você notar um caroço no peito, não espere, agende uma consulta imediatamente com o seu ginecologista em Madureira. Embora a maioria dos caroços na mama sejam benignos, ou seja, não são cânceres, é sempre recomendado que você passe pela avaliação do médico e realize todos os exames médicos pertinentes.

O câncer de mama é hereditário?

O câncer de mama hereditário é raro e representa menos de 10% de todos os casos. Em algumas situações, porém, a mãe ou irmãs podem ter ou ter tido câncer de mama, o que representa um fator de risco e predisposição familiar. 

Vale ressaltar, ainda, que uma em cada oito mulheres terá câncer de mama durante a vida. Portanto, é muito importante que você realize um check-up periodicamente e faça o autoexame. Afinal, para obter um bom prognóstico, um diagnóstico precoce é vital.

Quais são os sintomas?

O câncer de mama é uma doença complexa. Ela pode apresentar diferentes comportamentos na sua manifestação e evolução. Mas, de maneira geral, os sintomas mais comuns são os nódulos endurecidos e irregulares, inversão do mamilo, vermelhidão na pele e dor na mama. Existem, ainda, outros sinais, mas que só podem ser vistos na mamografia, como as microcalcificações agrupadas, por exemplo.

Confira as respostas para as principais perguntas frequentes sobre câncer de mama

Mulheres com menos de 35 anos podem ter câncer de mama?

A faixa etária de maior incidência do câncer de mama é entre os 50 e 60 anos. No entanto, embora não seja o mais comum, mulheres mais jovens podem sim ser diagnosticadas com a doença.

Quais são os fatores de risco?

As chances de ter câncer de mama aumentam quando duas ou mais pessoas na família sofreram com a doença, como mãe, irmãs, tias e etc. Além disso, o envelhecimento, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo também são fatores de risco. Ter filhos após os 35 anos, obesidade, menopausa tardia e uma alta ingestão de gordura ainda fazem parte dessa lista.

O câncer de mama tem cura?

A taxa de cura do câncer de mama é de cerca de 90% graças ao fato de serem detectados nos estágios iniciais durante um check-up ginecológico preventivo. Portanto, mesmo se você não tiver sintomas, é de vital importância que faça mamografias e ultrassonografias de acompanhamento regularmente.

Agende uma consulta com o ginecologista em Madureira!

A prevenção e a detecção precoce são palavras-chave quando o assunto é câncer de mama. Por isso, é importante passar por consultas com um ginecologista periodicamente. Além de realizar os exames necessários e poder avaliar a sua saúde, você pode tirar todas as suas dúvidas e fazer as perguntas frequentes sobre câncer de mama. 

E, para a sua segurança, a Rio Norte Saúde segue todos os protocolos existentes para a saúde e bem-estar, a fim de conter a contaminação de coronavírus em nossa clínica. Portanto, agende agora mesmo uma consulta com o ginecologista em Madureira!