O passo a passo do pré-natal

Tempo de leitura: 3 minutos

Por meio do acompanhamento médico conhecido como pré-natal, é possível não só conferir a saúde da futura mamãe e do bebê, com exames clínicos e laboratoriais, mas também sanar as inseguranças corriqueiras da gravidez. É essencial que ele seja feito desde o começo da gestação, e todas suas etapas sejam concluídas.

Pré-natal: essencial para uma gravidez saudável

Mais do que um “vigia” da gestação, o pré-natal auxilia a gestante a manter uma gravidez mais saudável, esclarecendo dúvidas sobre as inevitáveis mudanças no corpo materno, o crescimento e desenvolvimento do bebê, os preparativos para o parto e os cuidados no pós-parto para a mulher e o recém-nascido. Entenda mais sobre os passos do pré-natal e a importância de manter esse processo em dia:

Quantas consultas fazer?

O Programa de Humanização do Pré-Natal e do Parto (PHPN) do Ministério da Saúde preconiza, no mínimo, seis consultas de pré-natal. O ideal é que sejam distribuídas da seguinte forma: uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre. Na maioria das vezes, é o fato de que logo após o diagnóstico de gravidez, as consultas são realizadas todos os meses. O maior número de consultas nos últimos três meses diz respeito à avaliação do risco de parto prematuro, pré-eclâmpsia, eclâmpsia e outras complicações que possam ocorrer nesse período!

Primeiro ultrassom e primeira consulta

A primeira ultrassonografia é feita logo na primeira consulta. É feito o ultrassom transvaginal, preferencialmente entre a 7ª e 8ª semanas de gravidez, quando já é possível visualizar o saco gestacional e ouvir os batimentos cardíacos do embrião. Seu principal objetivo é confirmar a gravidez, para determinar se é uma gravidez única ou múltipla (com dois ou mais fetos) e se a gravidez é local (dentro do útero).

O primeiro ultrassom também é utilizado para determinar o tempo de gravidez e compará-lo com a data da última menstruação relatada pela mulher. Esses dados são importantes para determinar a data prevista do parto.

Segunda consulta

Nas demais consultas, a saúde da mãe também fica em evidência: avaliação da saúde em modo geral, exames de sangue, pressão e de DSTS são pedidos. A lista de exames é semelhante a esta: hemograma completo, glicemia, teste sanguíneo + fator Rh, Toxoplasmose, reação à sífilis, anticorpos contra rubéola, HIV, HTLV, hepatite B, hepatite C, citomegalovírus e vitamina D.

Demais consultas

Nas demais consultas, outros tipos de ultrassons serão feitos e dependendo da posição do bebê, logo se descobre o sexo! Ao decorrer da gestação, outros exames podem ser pedidos, assim como o médico irá avaliar o crescimento do bebê e a saúde da mãe. Problemas como diabetes gestacional e pressão alta podem ser facilmente diagnosticados e tratados durante a gestação.

Faça seu pré-natal na Rio Norte Saúde

Com uma equipe completa de ginecologistas e obstetras em Madureira, assim como pediatras, enfermeiros e muito mais, nossa clínica também possui estrutura para exames laboratoriais e de imagem, como o ultrassom. Saiba tudo sobre o desenvolvimento do bebê e de sua saúde em um local preparado para te atender da melhor forma.