Sintomas e tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos

Tempo de leitura: 2 minutos

A Síndrome dos Ovários Policísticos também chamada pela sigla SOP, é considerada um distúrbio endócrino, responsável por gerar alterações nos níveis hormonais, que por sua vez levam a formação de cistos nos ovários e outros sintomas. Mesmo que não tenha uma causa ainda esclarecida, é uma doença com fácil diagnóstico e que tem sintomas específicos, que quando analisados adequadamente, podem ajudar no diagnóstico e tratamento.

Saiba mais sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos

Caracterizada por diversos sintomas que atrapalham o ciclo menstrual e a vida da mulher de forma geral, a SOP é uma doença que tem cura e não torna a mulher infértil, como outras doenças hormonais, por exemplo. Sabendo disso, com o correto diagnóstico e tratamento, a mulher pode ter uma vida com mais bem-estar e com os hormônios adequados. Observe os sintomas e entenda qual o tratamento da SOP:

Sintomas

Como dito anteriormente, esse distúrbio hormonal apresenta diversos sintomas, entre eles pode-se citar: ciclos menstruais irregulares: sua menstruação não tem frequência estabelecida, sendo que a mulher pode ficar 3 meses sem menstruar, por exemplo(mais comum). No quesito menstruação, ela pode se tornar mais frequente, imprevisível ou até mesmo ausente! A menstruação pode ter fluxo intenso ou pouco fluxo, assim como o corpo da mulher pode apresentar sintomas como pelos novos ou em excesso crescendo na face ou no corpo.

Outros sintomas que também são comuns podem ser: cabelo ralo, problemas de pele, como: pele oleosa, acne, marcas escuras na parte de trás da nuca, resistência à insulina, ganho de peso, especialmente em torno do abdômen, dificuldade para engravidar e até mesmo depressão e ansiedade em alguns casos.

Mas como é feito o tratamento?

A Síndrome do Ovário Policístico é geralmente mal diagnosticada e não tratada. Isso acontece porque os sintomas podem ser suaves ou parecer não relacionados. Mas, a SOP sem tratamento pode levar a uma série de condições mais sérias de saúde e os sintomas da doença podem causar uma angústia significativa. Sendo assim, procurar ajuda é essencial para ter o tratamento.

O tratamento para essa condição pode ser feito por diversos modos. O indicado é que seja uma junção de ações e medicamentos para que a mulher tenha mais qualidade de vida. Dessa forma, a paciente deve mudar alguns hábitos de vida, prezando pela realização de exercícios, alimentação adequada e evitar o uso de drogas, por exemplo. Geralmente, os médicos indicam medicamentos hormonais para a mulher ter uma reorganização dos hormônios e controlar a doença. Outros medicamentos podem ser receitados para que a paciente tenha um tratamento multidisciplinar.

Conte com a Rio Norte Saúde!

Possuímos um dos melhores times ginecologistas de Madureira, RJ, e possuímos a estrutura completa para realização de exames, tratamentos e acompanhamentos. Entre em contato e saiba mais.