Ginecologista: o que você precisa saber antes de se consultar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Mesmo que você esteja completamente saudável e não apresente nenhum sintoma, é importante que você faça check-ups ginecológicos. Principalmente para realizar alguns exames de rotina que podem detectar algumas doenças precocemente, como alterações nas células do colo do útero e câncer de mama. No entanto, muitas mulheres sentem receio e não sabem o que esperar das consultas. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre o que saber antes de consultar um ginecologista em Madureira. 

Dessa forma, você pode agendar um atendimento na Rio Norte Saúde com muito mais tranquilidade e manter os cuidados com a sua saúde em dia. Portanto, continue a leitura!

O que saber antes de consultar um ginecologista em Madureira?

Como em qualquer outra parte do corpo, seu sistema reprodutivo pode passar por mudanças normais ou doenças inesperadas. Portanto, assim como você vai ao dentista para cuidar dos dentes, é necessário visitar um ginecologista em Madureira para verificar seus órgãos femininos e ajudá-lo a mantê-los saudáveis.

Mas é comum sentir-se nervosa antes mesmo de agendar uma consulta. Muitas mulheres passam por isso, principalmente quando se é jovem e até então só conhecia o pediatra. É normal que você se sinta nervosa ou insegura, porque isso significa aceitar que seu corpo mudou e que você deu o passo de menina para mulher.

E, mesmo após a primeira consulta, essa sensação pode persistir. Afinal, a ideia de alguém examinar nossas partes mais íntimas pode nos causar ansiedade ou medo. Justamente por esse motivo, é importante saber que saber antes de consultar um ginecologista. Assim, você descobre como se pode preparar e o que esperar.

O que vai acontecer na sua consulta com o ginecologista em Madureira?

Sentir-se nervoso é normal, mas lembre-se de que você pode ficar calma. Provavelmente, sua primeira consulta com o ginecologista em Madureira será fácil, pois na maior parte do tempo será de conversa. 

Isso é essencial, pois antes de passar a examiná-la, seu médico precisará saber mais sobre você. As perguntas geralmente têm a ver com seu histórico médico e familiar e sua vida sexual. Mais especificamente, essas perguntas incluem se você é sexualmente ativo, se toma anticoncepcionais, se usa proteção durante o sexo e se já esteve grávida ou fez um aborto.

Entendemos que talvez você se sinta desconfortável ao falar sobre assuntos tão pessoais, especialmente se acabou de conhecer o médico. No entanto, é imprescindível que você seja honesta. Afinal, essas informações permitirão que você saiba mais sobre sua saúde e poderá identificar problemas presentes e futuros, se for o caso.

E, caso você tenha dúvidas sobre isso, pode ficar tranquila: não vai doer!

Quais são os principais exames realizados ou solicitados durante uma consulta?

Quando estamos falando sobre o que saber antes de consultar um ginecologista em Madureira, é interessante também entender quais são os principais exames realizados no consultório pelo médico:

  • Exame físico geral: seu peso, altura e pressão arterial podem ser medidos;
  • Exame ginecológico: toque vaginal, exame do útero, ovários, trompas de Falópio, etc;
  • Palpação da mama: isso é feito para procurar cistos ou outras irregularidades no tecido mamário. Lembrando que, embora seja feito pelo ginecologista, também é ideal que, todo mês, você faça o autoexame das mamas em casa.

Além disso, vale ressaltar ainda os exames que podem ser solicitados durante a consulta. Entre eles, podemos destacar:

  • Papanicolau. É o estudo das células do colo do útero. Todas as mulheres sexualmente ativas devem fazer esse teste anualmente ou a cada dois anos;
  • Mamografia é o estudo do tecido mamário por meio de técnicas de imagem. Deve ser realizada todos os anos, principalmente em mulheres com mais de 45 anos;
  • Ultrassom ginecológico: O ultrassom usa ondas sonoras para produzir imagens de estruturas e órgãos no abdômen inferior e na pelve. Pode ser abdominal ou transvaginal, e é realizado para avaliar os sistemas reprodutivo e urinário.

O ginecologista vai me dizer o método contraceptivo que devo usar?

Essa é uma dúvida bastante comum que as mulheres querem saber antes de consultar um ginecologista em Madureira. E a resposta é sim, o seu médico irá te ajudar a escolher o método contraceptivo que melhor se adapte às suas necessidades e circunstâncias pessoais naquele momento.

Inclusive, quando se trata de pílula anticoncepcional, DIU e implanon, é sempre importante consultar o ginecologista e realizar seus exames antes.

Quando é necessário ir ao ginecologista?

Ir ao ginecologista em Madureira é essencial em todas as fases da vida pelo menos uma vez ao ano e duas vezes ao ano em mulheres que estão em idade reprodutiva e já iniciaram a vida sexual. É importante ter um controle ginecológico para prevenir ou descartar qualquer tipo de doença ou infecção.

Caso a paciente sinta algum sintoma de coceira, menstruação irregular, dor excessiva durante a menstruação ou qualquer outro tipo de desconforto, deve procurar seu ginecologista o quanto antes.

E quando devo ir ao ginecologista pela primeira vez?

Não há idade estabelecida para ir ao ginecologista, mas é recomendado entre 13 ou 15 anos, quando ocorrer a menarca. Também é importante começar a ter um acompanhamento médico regular a partir do momento em que se torna sexualmente ativa, para fazer exames e conversar sobre métodos contraceptivos.

Como se preparar para a primeira consulta com o ginecologista?

Escolha um médico com o qual você se sinta confortável. Algumas pacientes preferem médicos homens, enquanto outras se sentem mais confortáveis com médicas mulheres. É uma escolha que cabe a você. Além disso, marque uma consulta para um dia em que você sabe que não vai menstruar.

Antes de entrar no consultório, esclareça em sua mente o que deseja perguntar sobre sua saúde sexual e reprodutiva. Não há perguntas idiotas. Se isso ajudar, faça uma lista das questões que a preocupam: sua primeira relação sexual, saúde vaginal, contraceptivos, dor nos seios, período menstrual, suspeita de gravidez, etc.

É necessário se depilar antes da consulta?

Não se preocupe com pelos pubianos, comprimento dos lábios ou qualquer outro aspecto do corpo. Embora você possa se sentir constrangida, lembre-se: os médicos fazem isso para viver. O objetivo da sua consulta com o ginecologista é principalmente cuidar da sua saúde. Se puder, tome banho antes da consulta.

Agende sua consulta com um ginecologista em Madureira!

Neste artigo, trouxemos algumas questões importantes e bem comuns que as mulheres podem ter e querem saber antes de consultar um ginecologista. Portanto, agora que já esclarecemos algumas dúvidas, agende a sua consulta com um ginecologista em Madureira!