Quais DSTs podem ser detectadas por exame de sangue?

Tempo de leitura: 3 minutos

Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são infecções que se espalham principalmente por meio de relações sexuais. Contudo, em alguns casos, podem ser transmitidas por contato pessoal próximo, como beijos, ou da mãe para o feto durante a gravidez. Embora uma agulha não seja a primeira escolha de todos, algumas dessas DSTs podem ser detectadas por exame de sangue.

DSTs que podem ser detectadas por exame de sangue: descubra!

A triagem de DSTs com um exame de sangue é rápida e fácil. Em alguns casos, pode ser  realizado simplesmente picando a ponta do dedo e coletando uma pequena gota de sangue. 

Mas quais DSTs podem ser detectadas por exame de sangue e como isso funciona? Confira a seguir.

HIV

A melhor maneira de detectar o vírus da imunodeficiência humana (HIV), que permanece no corpo por toda a vida uma vez contraído, é através de uma amostra de sangue. 

Os métodos de teste variam dependendo de quanto tempo se passou desde o incidente de preocupação e podem incluir a procura de um antígeno, que é o primeiro marcador da presença de infecção. Ou, ainda, de anticorpos, que são proteínas produzidas pelo sistema imunológico em resposta a um vírus.

De maneira geral, o seu médico pode solicitar, por exemplo, a realização de um exame conhecido como determinação de carga viral para HIV em Madureira.

Hepatite B

A hepatite B é uma doença infecciosa que afeta o fígado e é causada pelo vírus B da hepatite (HBV). No entanto, também é classificada como uma infecção sexualmente transmissível.

O HBV está presente no sangue e secreções. Por isso, é uma das DSTs que podem ser detectadas por exame de sangue. Alguns desses exames são realizados para procurar anticorpos, outros podem detectar o próprio vírus ou até mesmo determinar se uma pessoa é imune à hepatite após uma vacinação ou infecção passada.

Os exames solicitados aqui incluem:

  • EF – 28.06.119-5 AHBCM Anticorpos contra antíg. C da hepatite B-IgM em Madureira;
  • EF – 28.06.008-3 AHBS Anticorpos contra antig superfície da hepatite B (Anti HBs) em Madureira;
  • EF – 28.06.006-7 AHBC Anticorpos contra antígeno C da hepatite B (Anti HBc) em Madureira.

Herpes

O vírus Herpes Simplex (HSV) é uma infecção que causa feridas na área genital ou ao redor da boca. Existem dois tipos: HSV-1 e HSV-2. Estima-se que até 70% da população mundial com menos de 50 anos esteja infectada pelo primeiro. No entanto, muitas pessoas não sabem que têm o vírus, pois geralmente não apresenta sintomas.

Nestes casos, em que o paciente é assintomático, geralmente o exame de sangue pode ser utilizado para detectar a presença de anticorpos do HSV.

Sífilis

A sífilis é uma infecção bacteriana que pode causar sérios danos ao corpo ao longo do tempo. Ela pode ser detectada com um exame de sangue quando não há sintomas, servindo para detectar anticorpos tão cedo quanto nove dias após a exposição.

Mesmo após o tratamento de uma infecção por sífilis, os anticorpos podem permanecer detectáveis ​​por muitos anos. Isso significa que repetir o teste pode dar um resultado “positivo”, mesmo quando a infecção não está mais presente.

Agende as suas consultas e exames na Rio Norte Saúde!

Não deixe os cuidados com a sua saúde para depois. Algumas doenças sexualmente transmissíveis são assintomáticas, mas podem causar sérias complicações de saúde se não forem diagnosticadas e tratadas. Portanto, agora que você já sabe que algumas DSTs podem ser detectadas por exame de sangue, agende as suas consultas e exames na Rio Norte Saúde!