O que é ultrassonografia transvaginal?

Tempo de leitura: 3 minutos

O ultrassom transvaginal é um exame que, por meio da imagem, avalia as estruturas do sistema reprodutor feminino, como a parede do útero, endométrio e ovários. Este é um teste indicado pelo seu médico se suspeitar de alguma alteração durante uma consulta ou outros exames. Também pode ser perguntado se a paciente menstruação irregular, sangramento uterino anormal, assim como suspeita de fibróides uterinos. Em mulheres assintomáticas, este é um teste usado para detectar câncer de ovário. 

Ultrassom transvaginal: é importante fazê-lo

Manter a saúde em dia é essencial e em todos os aspectos, logo, realizar exames vaginais com certa frequência é essencial para manter a saúde dessa região, assim como para prevenir problemas como o câncer de ovário. Considerado rápido, indolor e não invasivo, esse exame não precisa de preparo e não há motivo para ter medo. Conheça mais sobre esse exame e compreenda tudo sobre o ultrassom transvaginal:

Como esse exame é feito?

Muitos acreditam que o ultrassom transvaginal é um exame muito invasivo e doloroso. Isso não é verdade. Apesar de ser um procedimento levemente incômodo, não causa dor. É por isso que é importante enfatizar que não há dor ou necessidade de anestesia na ultrassonografia transvaginal. Se a paciente sentir dor, deve informar o examinador, que por sua vez deve interromper o exame. Este é um exame simples, no qual o médico usa um transdutor interno para avaliar os órgãos reprodutivos. 

 

A paciente fica de pernas abertas e joelhos dobrados em uma cadeira ginecológica. A sonda, isto é, o transdutor, é protegida por um preservativo e o examinador usa lubrificante para introduzir o dispositivo no canal vaginal. Se você é alérgico ao látex, informe o seu médico com antecedência.

 

É preciso se preparar para fazer esse exame?

 

Basicamente, não há necessidade de se preparar para o ultrassom transvaginal, diferente do que algumas pessoas pensam. É aconselhável que a mulher tome banho e cuide da higiene pessoal antes de realizar o ultrassom, além de usar roupas confortáveis ​​que possam ser facilmente removidas. Não há nenhum problema de fazer o exame durante a menstruação ou realizar sexo antes da ecografia. 

Se a mulher estiver menstruada, é recomendável remover o absorvente interno, se for o caso, ou seja, não há problema se a paciente estiver menstruada. Também não é necessário se depilar antes do exame, a menos que você se sinta mais confortável dessa maneira. Inclusive, não há motivo para ter medo ou vergonha de fazer esse exame.

 

Em alguns casos especiais, seu médico pode solicitar que você faça uma ecografia com a bexiga cheia, facilitando a obtenção de imagens. Nesse caso, é recomendável que você beba dois a três copos de água cerca de uma hora antes do exame e evite usar o banheiro até que o exame termine.

 

Faça seu exame na Rio Norte Saúde

Com diversos especialistas a seu dispor, em nossa policlínica realizamos esses exames e muitos outros, Inclusive, se você precisar de acompanhamento com o ginecologista, também contamos com uma equipe completa de médicos. Conte conosco e agende agora

Criada com o objetivo de oferecer consultas e serviços a preços acessíveis, a Rio Norte Saúde tem a proposta de disponibilizar um atendimento diferenciado e de qualidade para aqueles que não possuem planos de saúde.

Amparo, apoio, carinho, cuidado e humanização são elementos que compõem os pilares da clínica. A Rio Norte conta ainda com profissionais altamente capacitados e equipe multidisciplinar séria e ética que funcionam como parte da sua identidade.

Localizada em um lugar de fácil acesso, no centro de Madureira – Zona Norte do Rio, a clínica conta com diversas especialidades para atender pacientes de todas as idades e com os mais variados casos clínicos e exames laboratoriais.

Ginecologia
Pediatria
Cardiologia
Clínica Médica
Gastroenterologia
Endocrinologia
Dermatologia
Nutrição
Ortopedia
Urologia
Angiologia
Proctologia
Atendimento ao Idoso
Psicologia
Neurologia
Obstetra