Cuidados com o fim da quarentena

Tempo de leitura: 3 minutos

Alguns meses depois de muitas empresas fecharem, uma abordagem em fases para flexibilizar as restrições já começou. Com a reabertura da economia do Brasil em andamento, aos poucos as pessoas estão voltando a circular nas cidades e retornando ao trabalho. Contudo, isso não significa que o coronavírus tenha desaparecido. Para tornar esse momento mais tranquilo e seguro, é necessário lembrar da importância de manter os cuidados com o fim da quarentena.

 

Saiba os cuidados com o fim da quarentena que devem ser tomados

Com a retomada gradual das atividades econômicas, as pessoas devem obedecer rigorosamente às orientações de prevenção e redobrar os cuidados com o fim da quarentena, como por exemplo:

 

Não parar de lavar as mãos e continuar usando máscaras

Os hábitos de lavar as mãos corretamente e com maior frequência devem permanecer. A flexibilização não significa necessariamente que o surto de coronavírus acabou. O vírus continua a se espalhar e, por isso, é preciso manter os cuidados mesmo com o fim da quarentena. E, embora a sua maior vontade possa ser tirar a máscara do rosto e sair pela rua livremente, saiba que ainda será necessário continuar usando o tecido para cobrir parte do rosto por um tempo.

Lembre-se de que o objetivo da lavagem mais longa e completa das mãos, bem como o uso das máscaras, é minimizar o risco de proliferação da COVID-19 e impedir que os hospitais sejam sobrecarregados com pacientes em estado crítico.

 

Não visitar imediatamente pessoas do grupo de risco e não dar uma festa

A saudade é grande e muita gente quer correr para visitar parentes e amigos. Mas isso não é indicado, principalmente quando se trata de pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos, por exemplo. Pense que continuar mantendo a distância, neste momento, é a melhor forma de mantê-los em segurança. 

E, apesar de ser tentador, lembre-se que as medidas de distanciamento social existem por uma razão. Organizar uma festa ou qualquer outro tipo de aglomeração vai na contramão das orientações que visam retardar a disseminação da transmissão do coronavírus. Reuniões sociais continuam representando o risco de uma pessoa assintomática espalhar o vírus sem saber.

 

Cuidados com o fim da quarentena para empresas e clínicas

Alguns cuidados com o fim da quarentena que devem ser tomados por empresas e clínicas são: 

  • Retorno progressivo ao trabalho;
  • Equipes divididas e trabalhando em turnos;
  • Materiais devem ser armazenados estrategicamente;
  • Criação de áreas de desinfecção;
  • Agendamentos devem ser espaçados entre cada cliente ou paciente.

Conte com a Rio Norte Saúde!

A pandemia do coronavírus mudou o cotidiano da população e, mesmo com a flexibilização, os cuidados com o fim da quarentena devem ser mantidos, especialmente em centros clínicos. Com a finalidade de preservar a saúde de todos, a Rio Norte está cuidando para que as medidas sanitárias e preventivas sejam devidamente tomadas. 

Portanto, intensificamos a limpeza de todos os ambientes da clínica, e disponibilizamos álcool gel em todas as dependências. Além disso, orientamos todos os funcionários a higienizarem constantemente as mãos com água e sabão e afastamos qualquer membro da equipe que apresentar sintomas até que seja descartado o teste positivo.