IST: Conheça os Principais Fatores de Risco

Tempo de leitura: 3 minutos

A sigla IST significa Infecções Sexualmente Transmissíveis e engloba um grupo de infecção contraídas por meio de ato sexual desprotegido, ou seja, sem camisinha, quando ocorre troca de fluidos provenientes dos órgãos sexuais. As IST podem ser de origem viral, bacteriana ou mesmo causadas por parasitas, sendo que a prevenção envolve conhecer os principais fatores de risco.

Conheça as 6 IST mais comuns

Antes de falarmos sobre os fatores de risco que aumentam as chances de contrair IST, vamos conhecer melhor seis das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns.

HIV/Aids

A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) ou Aids é uma doença causada pelo HIV, vírus que ataca o sistema imunológico e deixa o organismo do indivíduo sem defesa contra outras infecções, chamadas oportunistas.

Sífilis

Causada pela bactéria Treponema pallidum, manifesta-se em três estágios: primário, secundário e terciário. Os dois primeiros estágios apresentam as características mais marcantes da infecção, que são as feridas nos órgãos sexuais (cancro duro) e ínguas (caroços) nas virilhas.

Sífilis

Gonorreia

Doença causada por duas bactérias chamadas Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, nas mulheres causa dor no pé da barriga, corrimento amarelado fora do período menstrual, dor e sangramento durante a relação sexual. Nos homens causa dor ao urinar, com eliminação de pus e de corrimento saindo do pênis, e também dor nos testículos.

HPV

Infecção viral transmitida por contato pele a pele e via sexual, infecta a pele e as mucosas que revestem certas partes do corpo humano, como o interior da boca, da garganta, da faringe do ânus, da vulva, do pênis e da vagina, causando verrugas e lesões precursoras de câncer nas regiões atacadas.

Clamídia

A clamídia é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e afeta a área genital de homens e mulheres Os sintomas de clamídia mais comuns incluem dor forte na região genital e no pé da barriga, ardência ao urinar, vontade mais frequente de ir ao banheiro para urinar, dor durante as relações sexuais, dor nos testículos (nos homens), eliminação de pus e de secreção por meio da uretra (nos homens), corrimento amarelado ou claro (em mulheres) e sangramentos esontâneos fora do período menstrual ou durante as relações sexuais (em mulheres).

E o que aumenta o risco de contrair IST?

As infecções sexualmente transmissíveis podem ser contraídas tanto em relações heterossexuais quanto homossexuais. Em uma única relação desprotegida já é possível contrair uma IST. Sendo assim, os fatores de risco incluem:

  • Transfusão de sangue;
  • Relações sexuais, envolvendo ou não penetração, desprotegidas;
  • Contato com materiais perfurocortantes contaminados;
  • Contato com as secreções que saem dos órgãos sexuais de pessoas contaminadas;
  • Transmissão da mãe para o bebê durante o parto ou amamentação.

Fazer exames preventivos também é essencial no diagnóstico dessas infecções que devem ser tratadas adequadamente para evitar consequências mais graves, como Aids, câncer e infertilidade, por exemplo.

Faça seus exames preventivos na Rio Norte Saúde

A Rio Norte Saúde é uma clínica de referência em Madureira. Nossa infraestrutura completa possibilita que você consulte profissionais de diferentes áreas e faça seus exames no mesmo local. Agende agora um check-up.